O Tempo

/ 0 Comentários / 263 Visualizações /

Avalie esse post

Ontem já foi, acabou, é passado!

Mas fica na lembrança doce e recordação do que nos faz sempre sorrir quando vivemos momentos especiais. Melhor não lembrar as tristezas…

 

No último sábado tive a oportunidade de assistir um espetáculo realmente impressionante – “Kairós o eterno É” – encenado por alunos do 9º ano da Escola Móbile, aqui em São Paulo.

 

Não poderia deixar de compartilhar com os meus queridos alunos e leitores a lição que recebi sobre o tempo.

 

O convite do espetáculo inicia explicando que: “Kairós” é uma palavra grega que significa “tempo”, da mesma forma que “cronos”. Como conceito, entretanto, “cronos e “kairós” se diferenciam: o primeiro representa o tempo linear, a sequência de acontecimentos, o tempo dos afazeres e das obrigações, aquele contra o qual se vive correndo hoje em dia: já o segundo remete a um tempo mais interno e circular, em que a pressa cede lugar à fruição do presente, sem que se fique adiando a vida para o futuro nem melancolicamente preso ao passado.

 

Antes do esperado abrir das cortinas comecei a pensar em alguma coisa que somos forçados a não refletir. O tempo!

 

Por conta do nosso dia a dia atropelado por inúmeros compromissos, tarefas, trânsito, ligações e e-mails não temos “tempo” de viver o presente, mas sempre de agir incessantemente buscando um futuro diferente e melhor, seja em relação ao que queremos ser, ou ao que desejamos ter.

 

Durante a apresentação uma angustia vinha surgindo, um aperto no peito, um nó na garganta. Tudo isso porque os “grandes” atores, muito jovens, e provavelmente sem a consciência dos reflexos do “tempo” que apresentavam nas suas falas, nos mostravam brilhantemente como deixamos o “tempo” de lado!

 

Como aprendemos com eles naquela noite!

O “tempo” não é o segundo em que eu escrevia o parágrafo anterior, ou a última palavra que você acabou de ler. Já foi! É passado!

 

O “tempo” também não é amanhã, não é daqui uma hora, ou um ano, quando você vai se formar na faculdade, passar na OAB e conquistar o sucesso como advogado.

 

O “tempo” não pode ser ganhado, nem perdido, apenas está aí e devemos encará-lo como um aliado, um verdadeiro amigo com quem devemos viver intensamente todos os momentos. Para isso é preciso coragem, pois é isso que o tempo nos cobra a cada segundo.

 

“Kairós” é o melhor instante no presente, portanto, aproveite todas as oportunidades, estude, enfrente as dificuldades, conquiste e torne cada momento inesquecível. O seu tempo é único!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *