10 coisas que você não deve fazer no dia de prova

/ 0 Comentários / 5586 Visualizações /

Avalie esse post

A 2ª fase do XV Exame de Ordem já está quase aí! A prova será aplicada neste domingo, 11, a partir das 13h, horário de Brasília, a todos os candidatos aprovados na 1ª fase ou que solicitaram o reaproveitamento do exame anterior.

 

Por se tratar de uma prova dissertativa, com um nível estratégico maior, é importante estar bem preparado fisicamente também. Considerando todo o estudo e esforço dispensados durante meses para o tão esperado dia do exame, separamos uma lista com 10 coisas que o candidato deve evitar antes da prova.

 

1. Estudar pela primeira vez

Não inicie nenhum conteúdo novo no dia da prova, apenas use esse momento para uma breve revisão. Tentar aprender, em algumas horas, tudo o que deveria ter sido feito em meses, não é uma boa ideia. Portanto, inicie seus estudos com antecedência e reserve os últimos dias para investir em revisões.

 

2. Levantar mais tarde

Depois do exame você terá muitos finais de semana para acordar tarde. Lembre-se de que é melhor sair de casa antes para evitar infortúnios como acidentes, trânsito e ter um tempo reserva caso aconteça algum imprevisto. Aproveite para conferir todos os documentos e materiais necessários.

 

3. Usar roupas desconfortáveis

Roupas curtas, apertadas ou que não acompanhem o clima, prejudicam seu foco durante a prova. Por isso, procure por peças com as quais você se sente confortável, com discrição e sem exageros. Por exemplo, no calor, prefira roupas de tecidos mais leves.

 

4.Usar roupas confortáveis demais

Por outro lado, roupas confortáveis demais, como as que você usa para ficar em casa assistindo televisão, podem causar o efeito contrário e te deixar sonolento. Utilize o bom senso e procure por trajes casuais que você geralmente usa no dia-a-dia para frequentar as aulas na faculdade, por exemplo.

 

5. Ignorar o café da manhã

Todo mundo sabe que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e ganha maior relevância em dia de prova. Além de evitar sintomas de fraqueza, dor de cabeça e aumentar seu poder de concentração, se alimentar bem evita aqueles barulhos no estômago constrangedores quando ficamos muito tempo sem comer.

 

6. Comer besteiras no café da manhã

Tão ruim quanto não comer, a escolha de alimentos gordurosos e sem nutrientes também pode ser prejudicial. Exagerar nas frituras, doces e comidas pesadas podem te deixar sonolento, com o raciocínio devagar e influenciar de forma negativa no seu rendimento. Prefira alimentos mais saudáveis, que saciem a fome e de fácil digestão, como os integrais.

 

7. Praticar exercícios antes da prova

A prática de exercícios físicos é altamente recomendada durante os estudos e nos dias que antecedem a prova, porém fazer isso minutos antes do exame não é uma boa ideia. Além da fadiga e cansaço, você ainda pode acabar sofrendo uma lesão e perder a prova. Já pensou? Para reduzir o estresse e a ansiedade no dia da prova, ouça suas músicas preferidas, faça exercícios de respiração, etc.

 

8. Ir para a prova após uma noite de festa

Sabemos que a noite anterior à prova pode ser de extrema ansiedade e até desesperadora. Entretanto, ir em festas e consumir bebidas alcoólicas não é a melhor solução. É claro que você não precisa ficar em casa, mergulhado nos livros, mas se quiser sair um pouco, escolha programas mais leves, como um jantar ou uma sessão no cinema.

 

9. Dormir mal na noite anterior

Nenhuma noite de estudos vai substituir os benefícios que o sono pode trazer ao seu cérebro. Por isso, nem pense em virar a noite anterior às provas estudando. Uma boa noite de sono é fundamental para descansar seu corpo e recarregar as energias.

 

10. Deixar o celular ligado

No dia da prova é muito importante manter o foco no seu objetivo. Utilizar o celular para checar as redes sociais ou bater papo com os amigos pode tirar sua concentração. Procure usá-lo somente no caso de emergências e desligue-o assim que adentrar o local da prova. Conforme especificado no edital de abertura do Exame, celulares a aparelhos eletrônicos são terminantemente proibidos durante a prova.

 

E aí, preparado? Aproveite esses últimos dias para verificar o local de prova, sua documentação e material de consulta, além de fazer aquela revisão geral.

Boa prova e rumo à aprovação!

 

 

Com informações de Universia Brasil

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *