10 dicas para memorizar leis, normas e códigos de Direito

/ 0 Comentários / 13382 Visualizações /

10 dicas para memorizar leis, normas e códigos de Direito
5 (100%) 3 votes

Uma das reclamações mais comuns dos estudantes de Direito é a quantidade de conteúdo a ser estudado, lido e memorizado. Saber todas leis, códigos e normas na ponta da língua requer alguns anos de prática e muito, muito estudo.

 

Para facilitar e acelerar esse processo de memorização e absorver tantas informações e conhecimentos, o ideal é aplicar técnicas adequadas de memorização. Confira algumas dicas para te deixar afiado e evitar os famosos “brancos” na hora da prova.

 

1) Faça seus próprios flash cards

Em pequenos cartões feitos em cartolina, escreva perguntas sobre o conteúdo de um lado e do outro, a resposta. Você pode aproveitar o tempo livre em consultórios, no transporte público ou em filas para revisar os assuntos. Dica: utilize cores diferentes para cada disciplina.

 

2) Desenhe mapas mentais de qualidade

Para ajudar na fixação da informação, busque transformar a informação do texto em gráficos e mapas mentais, usando bastante cores e desenhos interessantes.

 

3) Exercite a técnica da memória fotográfica

Pessoas com memória fotográfica aprenderam a fortalecer o seu dom visual a tal ponto, que são capazes de enxergar uma imagem em suas mentes quase tão bem como se estivessem observando a mesma imagem com seus olhos. Isso se deve à conexão entre Olho-Mente. Pequenos exercícios como, olhar um quadro com muitos detalhes e descrevê-lo depois, podem ajudar bastante.

 

4) Crie filmes mentais

No caso de fatos históricos, crie um filme na sua cabeça como se você tivesse voltado no tempo e estivesse vivenciando o acontecimento. Aproveite para colocar emoções, movimento e associações para que o cérebro registre e absorva o conhecimento.

 

 

 

5) Escreva até memorizar

Pesquisas realizadas pelas Universidades de Princeton e Indiana, nos Estados Unidos, apontam que escrever à mão é mais eficiente do que digitar. Invista em canetas coloridas para destacar palavras-chaves, títulos e subtítulos importantes.

 

6) Grave e ouça a informação que deseja memorizar

Para memorizar com facilidade, grave a informação em áudio, usando o gravador do celular, por exemplo, e ouça diversas vezes até que o conteúdo seja memorizado.

 

7) Torne a informação algo empolgante

Recite a lei ou o código que você precisa memorizar com emoção, mudando o tom de voz, usando palavras engraçadas como sinônimos, etc. Torne o texto engraçado ou aterrorizante. Seja criativo!

 

8) Cante

Você também pode transformar o texto em música, utilizando seu ritmo preferido. Substitua a letra original da música, pelo conteúdo a ser memorizado. Com esse método, você acaba memorizando a matéria com a mesma facilidade com a qual decora a letra de suas músicas prediletas.

 

9) Ensine o que foi aprendido

Se você participa de um grupo de estudos, combine com os colegas de cada um estudar uma parte da matéria e dar ao resto do grupo uma aula sobre a parte da matéria estudada.

 

10) Música e teatro

Pesquisas comprovam que música e teatro aumentam a capacidade de concentração e geram ganhos significativos para a memória que podem ser aplicados em outras áreas. Quem treina para tocar um instrumento, desenvolve mais habilidade em geometria e melhora a compreensão de textos. Já quem faz teatro, fica com a memória mais apurada, pelo hábito de decorar textos e interpretá-los no palco, além de elevar o nível de atenção, o que é fundamental para aprender qualquer coisa.

 

Com informações de Como Aprender a Estudar

Deixe seu Comentário