10 dicas práticas para os últimos dias antes da prova

/ 2 Comentários / 2072 Visualizações /

Reta final para os candidatos que vão prestar a 1ª fase do XVI Exame de Ordem! A prova será realizada neste domingo, 15, em todo território nacional, a partir das 13h, horário de Brasília. A grande dúvida agora é: o que fazer nos últimos dias que antecedem a prova?

Se você não programou seus estudos com antecedência, não adianta querer estudar toda a matéria em 3 dias. Confira 10 dicas para tornar esses últimos dias mais produtivos e menos tensos!

1. Resolva exercícios

Reserve um tempo para a resolução de provas anteriores, com a finalidade de revisar o conteúdo, identificar possíveis falhas e se familiarizar com o estilo de prova da FGV, organizadora do exame.

1. Priorize disciplinas

Após ter seguido seu planejamento de estudos e passado por todas as disciplinas, agora é hora de dar prioridade para as matérias mais cobradas na prova e com conteúdo leve. A disciplina de Ética, por exemplo, é responsável por 10 pontos da prova, sendo que são necessários 40 acertos para aprovação.

1. Reforce pontos importantes de Ética Profissional

Já que estamos falando de Ética, aproveite para rever os temas mais recorrentes nos últimos exames. Segundo a nossa Profª Laurady Figueiredo, são eles: Direitos do Advogado; Incompatibilidades e Impedimentos; Sigilo Profissional e Publicidade. A parte de Honorários Advocatícios também merece uma atenção especial, bem como o Estatuto da OAB, o Código de Ética e Disciplina e o Regulamento Geral.

1. Estude temas mais frequentes de Direito Penal

A disciplina de Direito Penal geralmente aparece em 6, das 80 questões da prova, e é uma das matérias preferidas dos estudantes de Direito. Os temas mais comuns e recorrentes são: Princípio da Insignificância; Iter criminis e seus institutos (tentativa, desistência voluntária, arrependimento eficaz e posterior e o crime impossível); Elementos do Crime; Teoria do Erro; Concurso de crimes e aplicação da Pena. Com os recentes casos de corrupção no país, as vertentes de Peculato e Corrupção Passiva merecem uma leitura.

1. Fique ligado nos temas da atualidade

Aproveitando que levantamos a questão da corrupção, é importante que o candidato esteja atualizado sobre os principais acontecimentos no país e no mundo. Frequentemente são cobrados temas da atualidade relacionados com áreas do Direito.

1. Descanse na noite de sábado

Lembre-se de que a concentração exigida durante as cinco horas é prova é alta e que o cansaço é um grande inimigo. Deixe a feijoada para outro dia e prefira alimentos leves e saudáveis. Além disso, durma o suficiente para estar com as energias recarregadas na hora da prova.

1. Atenção ao que pede a questão

Todo ano, a mesma pegadinha tira pontos de muitos candidatos. A maioria das questões pede que a alternativa correta seja assinalada, porém aquelas poucas que exigem que a alternativa incorreta seja escolhida, acabam sendo armadilhas para os candidatos menos atentos.

1. Gerencie o tempo

Com enunciados cada vez maiores e a necessidade de concentração máxima, é importante aprender a gerenciar o tempo de prova. São apenas 5 horas para ler, interpretar e resolver 80 questões objetivas sobre as mais variadas áreas do Direito. Fazendo uma conta rápida, são 3 minutos e meio para cada questão. Portanto, invista na resolução de provas anteriores e simulados, além de priorizar as questões mais fáceis para garantir sua pontuação, deixando as mais difíceis para o final.

1. Tenha consciência de que o pico de ansiedade ocorre na 1ª leitura

Dar de cara com a prova pela primeira vez pode ser bastante assustador, principalmente quando todo o seu futuro profissional está resumido em 80 questões. Ok, paramos com a pressão psicológica! (Risos) Respire fundo e leia novamente. A partir da segunda leitura, fica mais fácil identificar o assunto e buscá-lo na sua memória. Ter consciência disso ajuda na hora de controlar a ansiedade.

1. Visite o local de prova

Casos sobre candidatos que perderam a prova por conta de imprevistos inundam os portais de notícias no dia do exame. Para não ter a infelicidade de ser um deles, programe-se e visite o local da prova com antecedência. Verifique qual a melhor forma de chegar e estipule um horário para sair de casa e chegar ao local com tranquilidade, considerando imprevistos com transporte coletivo, trânsito e estacionamento.

_______________________________________________________________________

– Instruções gerais –

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória para ter acesso ao local de prova! O edital de abertura também orienta que o candidato esteja munido de caneta esferográfica de cor azul ou preta. Alimentos e garrafas de água são permitidos de acordo com especificações presentes no item 3, subitem 6, do edital. Vale lembrar que é terminantemente proibido o uso de celulares e aparelhos eletrônicos durante a prova, atitude passível de eliminação.

Boa prova!

Com informações de JusBrasil

2 Comentários

1. As 10 dicas que me foram passado nesta data, me deixaram bastante feliz pelo fato da falta de tempo que quase não tenho para estudar, mas me sinto agora mais confiante para o desafio, somando com os meus conhecimentos, eu vou procurar seguir estas dicas positivas sem medo de errar. Obrigado aos profissionais desta Empresa.

• Agradecemos pelo carinho e confiança! Qualquer dúvida, estamos à disposição.