2ª fase XVI Exame: Retificação na peça de Direito Empresarial

Aproximadamente duas horas após o término da 2ª fase do XVI Exame de Ordem, aplicada no domingo, 17, o padrão de respostas preliminar foi divulgado. Entretanto, muita gente notou algo estranho na peça profissional da disciplina de Direito Empresarial. No dia seguinte, a FGV retificou o padrão de respostas.

O erro foi identificado no cálculo do salário mínimo, onde o total descrito no enunciado da peça não condizia com o valor praticado atualmente. O objetivo da banca que desenvolveu o enunciado era de que a peça fosse uma Ação de Falência. Porém, com a falha no cálculo, a peça passa a ser classificada como uma Ação de Execução Forçada Contra Devedor Solvente.

O fato é: a FGV não irá anular a peça profissional. Na retificação, publicada na segunda-feira “pós prova”, 18, a organizadora do Exame admitiu o deslize e afirmou que irá considerar as duas respostas como corretas, no momento da correção, conforme destacado no gabarito comentado abaixo:

retificacao-empresarial-xvi-exame

Apesar do gravíssimo erro cometido em uma prova aplicada em todo o território nacional e de grande importância, a FGV assumiu a falha e optou pela melhor saída ao validar as duas respostas e não prejudicar os candidatos. Nessa mesma edição do Exame, na 1ª fase, a FGV também retificou o gabarito, lembram? Talvez seja a hora da organizadora rever sua organização.

Segundo o cronograma, publicado no edital de abertura, o resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 08 de junho e a interposição de recursos poderá ser feita entre os dias 09 e 12 de junho. A lista final de aprovados poderá ser consultada a partir do dia 30 de junho.

Acompanhe o OAB de Primeira no Facebook e no Youtube! 😉