leitura OAB

3 Técnicas para você melhorar sua leitura durante os estudos para a OAB

/ 0 Comentários / 853 Visualizações /

3 Técnicas para você melhorar sua leitura durante os estudos para a OAB
5 (100%) 3 votes

A leitura é uma das principais ferramentas do estudante de direito e dos candidatos para a prova da OAB. Embora, atualmente, temos à disposição vários materiais multimídias, como videoaulas, a boa leitura ainda é fundamental para adquirir conhecimento.

 

A velocidade da leitura não está ligada diretamente ao aprendizado. Ou seja, é possível ler mais rápido e absorver todo o conteúdo, por isso, existem algumas técnicas de leitura que podem te ajudar durante os estudos.

 

Quando estamos lendo, a parcela da linha que cada um consegue captar com um golpe de vista se chama “feixe de reconhecimento” ou “campo de visão”. Esse fator é responsável pela velocidade da leitura. Portanto, quanto menos nos fixarmos ou detivermos em cada linha, maior será o campo de visão e maior a velocidade de nossa leitura.

 

Para te ajudar na leitura durante seus estudos para a Prova da OAB, separamos algumas dicas. Confira:

 

1 – Ler a mesma coisa várias vezes

Se você é daqueles que lê e fica voltando no texto para reler o que já foi visto, talvez seja necessário melhorar sua forma de leitura, pois, dessa forma o seu pensamento fica fragmentado e você perde a ideia geral do que está sendo lido e, consequentemente, a concentração diminui.

A solução é treinar para ter uma leitura sempre para a frente e com o mesmo ritmo, mesmo que você não tenha entendido uma palavra específica, ou tenha esquecido um termo ou palavra citado no texto. Você pode tirar todas as dúvidas depois de ter lido toda a quantidade de páginas pretendida.

 

2 – Ler em voz alta cada palavra que lê

Para manter a concentração, muitas pessoas acabam lendo em voz alta. Nem sempre essa é uma boa prática para entender o que está sendo lido. Acontece que a nossa atenção deve ser direcionada para as ideias principais e não para os movimentos labiais de cada palavra.

Isso também acontece quando pronunciamos mentalmente as palavras (conhecido como subvocalização). Uma boa leitura é passar os olhos rapidamente pelas linhas, sem focar em cada palavra.

A dica é ler em silêncio e focar em ideias, e não palavras. Outra técnica para vencer esse hábito é, após a leitura, repetir o conteúdo com suas próprias palavras.

 

3 – Fique concentrado enquanto lê

Se você é do tipo que possui alguns “tiques” enquanto lê, como movimentos com a cabeça, pescoço ou os braços, podem ser características de uma má leitura.

O ideal é, ao ler, nossos olhos se moverem, enquanto o resto do corpo permanece relaxado. Os olhos bem treinados abrangem por completo o campo visual do texto, sem necessidade de mover a cabeça e as mãos, porque esses movimentos desnecessários facilitam a distração.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *