como ser um advogado de sucesso

4 Atitudes que todo advogado de sucesso deve ter

4 Atitudes que todo advogado de sucesso deve ter
5 (100%) 1 vote

Você que ainda é estudante de direito ou está se dedicando em conseguir sua carteira da OAB já deve se preparar e ter uma atenção especial sobre sua carreira como advogado.

Atualmente, um advogado de sucesso não é somente aquele que se formou e atua na área, mas que sabe ter uma visão mais apurada sobre negócios, organização, atendimento ao cliente, entre outras.

Aqui, vamos listar atitudes que vão te ajudar como ter sucesso na advocacia. Confira:

1 – Advogado também é um empreendedor

Um profissional empreendedor é aquele que inicia algo novo, ou seja, que consegue enxergar além e, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Para ter sucesso, todo profissional deve ser empreendedor e isso também vale para os advogados. Portanto, o advogado deve encarar sua profissão como um negócio futuro, criando um planejamento, estabelecer objetivos e metas, além de procurar soluções inovadoras para sua profissão.

2 – Manter a organização

O ambiente de trabalho sempre deve ser o mais organizado possível, isso é, ter as documentações em ordem e devidamente classificadas. Isso manterá seu trabalho mais rápido e produtivo, o que aumenta a sua possibilidade de atrair mais clientes.

A organização não está somente no espaço físico, mas também no virtual. Se você utiliza muito o computador ou smartphone, mantenha sempre seus arquivos organizados dentro dos dispositivos, seja por marcadores ou pastas.

3 – Aprenda a ter inteligência emocional

A Inteligência Emocional está relacionada à habilidades como não se abalar diante de frustações, controlar impulsos, canalizar emoções para situações apropriadas e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

Um bom advogado sabe lidar com as próprias emoções, mantendo uma atitude e postura corretas, com completo autocontrole, possibilitando a análise de todas as situações, o que facilita o andamento dos processos, já que está trabalhando com questões, muitas vezes, delicadas.

4 – Ter persuasão e flexibilidade

Ter uma boa comunicação é muito importante para o profissional de direito, pois, é preciso ter o poder de persuasão sempre a seu favor. Isso é possível utilizando a linguagem adequada para cada tipo de situação. Um advogado que é bem compreendido, sabe transmitir seu ponto de vista e confiança para lidar com qualquer situação.

Em outros momentos, para gerenciar conflitos, o advogado também precisa trabalhar sua flexibilidade para realizar as negociações que sejam benéficas para todas as partes.

Ao longo de tempo, essas habilidades de comunicação, persuasão e flexibilidade construirão uma boa reputação para seu profissionalismo.

Quer conquistar sua carteira da OAB? Confira os cursos online do IOB Concursos específicos para o Exame de Ordem. Os cursos são direcionados para 1ª fase e segmentados por área para a 2ª fase. Experimente Grátis!