5 coisas que você precisa saber sobre a oab

5 coisas que você PRECISA saber sobre a 1ª fase da OAB

/ 0 Comentários / 5149 Visualizações /

Avalie esse post

Muito se fala sobre a prova mais assustadora do Direito, mas o que você realmente precisa saber sobre ela? Saber como funciona o Exame de Ordem da OAB é fundamental para espantar a insegurança e conquistar a sua aprovação sem maiores problemas.

 

Por isso, listamos 5 coisas indispensáveis que todo candidato precisa saber antes de começar a se preparar para a prova.

 

 

  1. Pontuação para ser aprovado

A 1ª fase do Exame é composta por 80 questões, valendo um ponto cada. Fazer 38 ou 39 pontos, esperar por anulações e ficar revoltado com a FGV quando elas não acontecem, não é a melhor estratégia. Por isso, estude para acertar acima dos 40 pontos necessários e garantir sua aprovação com tranquilidade. Ah! Não existe concorrência ou competição. Acertou 40 questões, passou!

 

  1. Peso de cada matéria

Conhecer a importância de cada matéria no Exame de Ordem auxilia bastante no desenvolvimento do seu planejamento de estudos, além de otimizar o seu tempo. As disciplinas de maior peso na 1ª fase são: Ética Profissional, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal e Direito Trabalho. Isso não quer dizer que você deva ignorar as outras matérias, ok?

 

  1. Temas mais cobrados

Além de conhecer o peso de cada disciplina, é sempre bom ter uma ideia dos temas que mais caem na OAB em cada uma delas, com o intuito de direcionar melhor a sua preparação. Entretanto, essa é apenas uma tendência e não uma regra!

 

 

Veja também:

> Os 10 temas mais cobrados em Ética e Estatuto da OAB

> Os temas mais cobrados em Direito Penal na OAB

 

 

  1. Resolver provas anteriores

Cada banca avaliadora tem a sua característica, e com a FGV não é diferente. Portanto, invista bastante tempo na resolução de provas anteriores e simulados com questões que já caíram no Exame. Assim, além de conhecer o estilo de prova, você ainda identifica os pontos que precisam de uma dose maior de atenção.

 

  1. Se acostumar com a falta de anulações

Anulações são raras e não há nada a ser feito. É claro que você pode sempre solicitar recurso contra questões duvidosas, porém quem acompanha o Exame de Ordem há algum tempo sabe muito bem que é difícil a OAB anular questões, vide histórico abaixo.

 

Histórico de anulações

X Exame – Nenhuma anulação

XI Exame – 1 questão anulada

XII Exame – Nenhuma anulação

XIII Exame – Nenhuma anulação

XIV Exame – Nenhuma anulação

XV Exame – 2 questões anuladas

XVI Exame – Nenhuma anulação

 

 

A 1ª fase do XVIII Exame está prevista para ser aplicada no dia 29 de novembro, ou seja, daqui três meses. Como está a sua preparação? Começar a estudar com antecedência aumenta as suas chances de aprovação e evita uma rotina intensa de estudos.

 

Com os cursos preparatórios do IOB Concursos, você se prepara com os melhores professores e ainda ganha mais 15% de desconto ao utilizar o código APROVADOS na hora da compra. Aproveite!

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *