curiosidades sobre direito

5 Curiosidades sobre o curso de Direito que você deve saber

/ 1 Comentário / 511 Visualizações /

5 Curiosidades sobre o curso de Direito que você deve saber
5 (100%) 1 vote

A área do Direito é um dos campos do conhecimento mais complexos que existe. Há quem pense que o graduado em direito entende somente sobre leis, mas essa é uma área que possui muitas vertentes. O profissional formado no curso de Direito pode optar por seguir a carreira jurídica ou se tornar advogado. As duas opções oferecem diversas profissões e caminhos a seguir.

 

A seguir, vamos listar algumas curiosidades sobre o curso de Direito. Confira:

 

1 – Leitura é fundamental

Quem estuda Direito precisa dedicar boa parte do curso à leitura. É por meio de textos, nas leis e nos temas propostos por pensadores que se forma a base da justiça. Além disso, o profissional do direito deve estar sempre procurando novidades e atualizações de carreira, por isso, é uma área de estudo constante.

 

2 – Escrita

Além de ler muito, é fundamental que o advogado desenvolva a escrita. Acontece que, no Brasil, a escrita é uma prática fundamental, sendo uma de suas principais ferramentas de trabalho. Por isso, o estudante de direito deve praticar muito durante o curso.

 

3 – É preciso gostar de pessoas

O Direito é um dos cursos que pertence à área de Humanas. Isso significa que, você deve gostar de lidar com pessoas. Lidar com conflitos sociais e resolver questões pessoais fazem parte da rotina desse profissional. Por isso, o curso despertará o senso crítico e resolutivo para lidar com essas situações.

 

4 – Graduação

O curso de Direito tem duração de 5 anos. Além disso, todo estudante precisa estagiar. Normalmente, as universidades já costumam ter convênio com fóruns, por exemplo, onde os alunos podem trabalhar.

Por fim, caso o formado opte pela advocacia, será necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (Prova da OAB). Esse é um dos testes mais temidos pelos alunos, pois a taxa de reprovação costuma ter altos índices. A prova exigirá do candidato todo conhecimento que foi visto durante o curso, tornando o exame ainda mais difícil.

Por conta disso, mesmo depois de formados, muitos graduados procuram cursos preparatórios para o exame da OAB para garantir sua aprovação.

 

 

5 – Áreas do Direito

A carreira de direito não se resume somente na prática da advocacia. Após graduado, o profissional pode optar, por exemplo, pela área acadêmica, seguindo por mestrado e doutorado. Para quem quer se especializar, há muitas áreas do conhecimento, algumas bem populares, como direito do trabalho e outras mais novas, como a área de compliance.

Também existem áreas exclusivas somente para quem é graduado em Direito, como procurador (o advogado de um município, estado ou da União), promotor de justiça, magistratura (juiz), delegado de polícia e tabelião.

1 Comentário

  1. Muito bacana as dicas,adorei .

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *