5 dicas básicas para quem vai fazer o Exame da OAB

Antes mesmo de iniciar a graduação de Direito, muitos alunos já sabem o que que querem: exercer a profissão de advogado. Isso torna a aprovação no Exame de Ordem indispensável! Pensando nisso, selecionamos algumas dicas básicas que todo candidato precisa saber.

1. Aproveite as aulas da faculdade e estude diariamente

Quem presta a prova da OAB durante ou logo depois de concluir a graduação, tem mais chances de ser aprovado. Isso porque todas as disciplinas cobradas no Exame são ensinadas durante o curso. Sendo assim, além do que foi ministrado em aula, procure estudar um pouco todos os dias.

1. Resumos ou esquemas dos conteúdos

Esse recurso, além de ajudar na fixação do conteúdo, ainda serve como material para revisão nos dias que antecedem a prova. Utilize também textos, artigos e outros materiais complementares fornecidos pelos professores.

1. Curso específico para o Exame

Apesar de ter todo o conteúdo apresentado na faculdade, é importante investir em materiais e cursos preparatórios para o Exame de Ordem. Assim, fica mais fácil priorizar os temas mais cobrados na prova, rever conteúdos explicados a partir de outro ponto de vista, além de poder contar com acompanhamento e orientação durante os estudos.

1. Questões de exames anteriores

Resolva pelo menos quatro provas de exames anteriores. Essa é a melhor forma de identificar seus pontos fracos e o que ainda precisa ser estudado com maior atenção. Além de testar seu aprendizado, essa prática te ajuda a se habituar com o estilo da banca examinadora e treinar o tempo de prova.

1. Alterne diferentes formas de estudo

Leia, resolva questões, faça simulados, desenvolva esquemas ou assista videoaulas. Diversificar os métodos de estudo te ajuda a manter-se motivado e focado. No canal do OAB de Primeira no Youtube, você encontra videoaulas gratuitas sobre diversas disciplinas, ministradas por professores capacitados, com dicas imperdíveis. Uma ótima alternativa para aquele momento em que você não aguenta mais ler, né?

Contudo, não adianta estudar e aprender todo o conteúdo se você não conseguir manter o controle emocional. O nervosismo é natural, porém precisa ser trabalhado para não te prejudicar na hora da prova. Durante a sua preparação, tente praticar alguma atividade física algumas vezes por semana e valorize seus momentos de lazer e pausa nos estudos.

A boa preparação aliada ao planejamento e disciplina são elementos fundamentais para quem quer ser aprovado na OAB de Primeira e exercer a tão sonhada profissão de advogado.