5 Dicas essenciais para otimizar sua leitura

/ 0 Comentários / 2514 Visualizações /

Avalie esse post

A leitura é uma parte essencial dos nossos estudos, portanto é muito importante que você compreenda tudo o que está lendo. Algumas pessoas leem de forma intuitiva, sem muitos problemas. Já outras, necessitam de esforço e concentração.

Independente da forma como você lê, existem algumas dicas que podem te ajudar a absorver melhor o conteúdo, confira:

 

1 – Analise antes de ler

Um método muito eficiente é entender qual o tipo de texto que está lendo. Ou seja, realize uma espécie de “leitura rápida” na passagem, antes de ler realmente o trecho completo.

Examine o título, as marcações, cabeçalhos, trechos em negrito ou itálico (quando houver). Verifique se existem fotos ou ilustrações que irão te ajudar a entender o contexto do assunto.

 

Pergunte-se: Qual a ideia principal? Qual o tipo de texto? Qual o propósito do autor?

Treinar essa análise de leitura é uma ótima tática para compreender o texto de uma forma mais rápida, principalmente, quando estiver no momento da prova. Tendo uma ideia geral do texto, será capaz de entender e lembrar as passagens de maneira mais eficiente.

 

2 – Ler em voz alta

Alguns estudantes gostam de vocalizar o que estão lendo (ou somente com o movimento dos lábios). Essa técnica nem sempre favorece o aprendizado, pois, de acordo com especialistas, falar é uma atividade relativamente lenta se compararmos com a velocidade da leitura silenciosa que é uma atividade que envolve apenas os olhos e o cérebro. Em outras palavras, lemos mais rápido quando não vocalizamos as palavras.

 

3 – Ler e reler

Ler o mesmo trecho várias vezes é um sinal de que sua leitura não está sendo eficiente. Uma leitura única e atenciosa garante mais compreensão.

Por isso, é importante realizar a “leitura rápida” (primeira dica) antes de começar o texto. Desta forma, você irá lembrar e compreender melhor o texto sem precisar realizar repetidamente a mesma leitura.

 

4 – Nem todo texto é igual

Não leia todos os textos da mesma forma. Alguns textos devem ser lidos de uma forma mais rápida e outros de forma mais devagar. Textos mais difíceis como artigos ou materiais acadêmicos devem ter uma leitura mais atenciosa, enquanto textos mais simples, como de revistas e jornais, podem ser lidos de maneira mais simples e rápida.

 

5 – Grupo de palavras

O movimento ocular durante a leitura é chamado de “Movimento Sacádico” (leitura rápida), onde o leitor eficiente fixa num lugar do texto, (a fixação) para depois pular um trecho (a sacada), e fixar-se num outro ponto mais adiante. Em uma leitura não-ideal, o leitor irá realizar muitas e muitas dessas fixações (pausa dos olhos) no texto. Este tipo de método, não só irá atrasar seu processo de leitura, como também irá prejudicar a compreensão.

 

Tente ler em frases de três ou quatro palavras, principalmente, em sentenças completas e frases preposicionais. Dessa forma, seu cérebro deve fixar estes grupos como se toda a frase fosse representada por uma única e mais importante palavra ou expressão.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *