5 dicas para melhorar a concentração nos estudos

/ 0 Comentários / 1370 Visualizações /

Avalie esse post

A menos de 40 dias para a prova da 1ª fase do XVII Exame da OAB, muita gente tem dificuldade de manter a concentração por tanto tempo. Assim, a prática de pequenos hábitos pode solucionar o problema, tornando o estudo mais produtivo e resultando na sua aprovação.

 

 

1- Estude longe do celular

Às vezes nem percebemos, mas o celular acaba ficando ao lado dos livros durante os estudos. Atualmente, manter o celular por perto é sinônimo de segurança, caso alguém precise de ajuda, além de nos dar a sensação de que estamos sempre conectados e atualizados.

 

Porém, ao checar e responder mensagens com frequência, o foco é reduzido drasticamente, causando prejuízos enormes de tempo e energia. Cada olhadinha inocente no WhatsApp ou na timeline do Facebook, representa uma interrupção no fluxo de pensamentos, que demora um certo tempo para recuperar a concentração.
Se perceber que não está conseguindo resistir à tentação de olhar para a tela do celular a cada notificação recebida, tire o aparelho de cima da mesa. Coloque-o bem distante, em outro cômodo ou dentro da bolsa, e só verifique-o durante os intervalos previamente programados.

 

2- Faça intervalos

O cérebro humano só é capaz de manter a atenção por cerca de uma hora, mais do que isso pode causar distração. Portanto, faça intervalos periódicos: divida o tempo de estudo em fatias e faça pequenas pausas a cada 1h e meia. Use o tempo para fazer um lanchinho, olhar o celular ou tirar uma soneca. Alguns minutos são suficientes para descansar e aliviar a mente, potencializando o seu rendimento para o próximo período de estudos.

 

3- Alimente-se bem

Não tem como manter a concentração com a barriga roncando, né?
Invista em alternativas leves, que não pesem no estômago e que sejam de fácil digestão. Frutas, barrinhas de cereal e castanhas são ótimas opções de lanches rápidos. E não se esqueça de beber bastante água!

 

4- Ouça música

A música é uma excelente aliada para os momentos que exigem grande concentração. Ela é capaz de reduzir o barulho ambiente e aumentar a sensação de bem-estar. Mas, cuidado: o ideal é que seja uma música calma e agradável. Uma boa pedida pode ser a música clássica ou até mesmo simplesmente sons brancos como barulho de chuva.

 

5- Arrume a bagunça

Antes de começar a estudar, organize o ambiente e separe o material por dia e disciplina. Tire de cima da mesa tudo aquilo que não será útil ou que poderá causar algum tipo de distração. Não esqueça de regular a altura da cadeira em relação ao computador e aos livros. Manter uma postura correta e confortável, é fundamental na hora de ler e resolver exercícios.

 

 

Bons estudos!

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *