desistir de estudar

5 Dicas para não desanimar de estudar para a prova da OAB

/ 0 Comentários / 1882 Visualizações /

Avalie esse post

Quando começamos a estudar, estamos com força total e nossas metas e objetivos parecem bem claras. Os dias se seguem e, com eles, o ânimo vai embora. Afinal, o que acontece com toda aquela disposição do início?

Essa é uma sensação que muitos estudantes sentem quando estão no seu limite e já não sentem mais forças para continuar com os estudos. A primeira coisa que você tem que fazer é ter calma, e analisar de forma clara e sem neuras. Pra te ajudar nesses momentos, separamos essas dicas:

 

1 – Reduza a Ansiedade

Muitas vezes, ficamos nesse estado de exaustão, porque ficamos muito ansiosos com a chegada do dia da prova e pensamos sobre a aprovação. A ansiedade é uma das maiores vilãs dos estudos.

 

O nervosismo pode fazer você perder o foco. A proximidade da prova, a frustração de não acertar os exercícios ou, até mesmo, o cansaço de muitas horas e dias de estudo podem afetar a qualidade do seu aprendizado. Quando você sentir que não está rendendo, que você está disperso, estressado ou muito cansado, pare.

 

Não é necessário uma pausa muito longa. Pode ser o suficiente para uma pequena caminhada na rua, comer um lanche, conversar com um familiar, ver um episódio da sua série favorita ou dar um rápido cochilo de 20 minutos. O importante é não insistir quando o corpo não está respondendo, o que pode gerar ainda mais estresse e ansiedade.

 

2 – Não seja imediatista

Nada na vida acontece do dia para a noite. Grandes conquistas são frutos de dias da disciplina diária. Ficar pensando no resultados finais em exagerado vai te desanimar, além de desencadear a ansiedade da primeira dica. Você deve aproveitar todos os dias que ainda tem para estudar para ver os assuntos com calma e garantir o seu aprendizado.

 

3 – Converse com quem já foi aprovado

Se está se sentindo inseguro, procure alguém que já passou na prova da OAB e pergunte como foi a trajetória e como foi no dia da prova. Às vezes, ficamos ansiosos por causa do desconhecido. Adquirindo essas informações de quem já passou pela experiência, você se sentirá muito mais confiante.

 

4 – Sem pressões

Sabemos que existem muitas pressões quando estamos nos preparando para o Exame de Ordem, como de amigos e, principalmente, de familiares. Mas lembre-se que eles apenas querem o melhor para você, por conta disso, não fique se sentindo pressionado como se tivesse que ser aprovado para provar alguma coisa para as outras pessoas.

Essa cobrança pode ser prejudicial aos seus estudos e te desmotivar. Por isso, tenha segurança em si e faça tudo pensando somente no seu bem estar.

 

5 – Não desista!

Tenha em mente que esse momento é passageiro e sua aprovação será mais um degrau alcançado do seu sucesso profissional. Tudo é passageiro, inclusive, esses momentos de insegurança. Quando o sentimento de insegurança bater, pense que todos passamos por momentos difíceis e é normal se sentir mal em alguns momentos. Apenas tenha consciência, descanse um pouco, reflita e verá que em alguns momentos a insegurança passará e você estará disposto e preparado de novo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *