5 dicas para otimizar a leitura de textos

/ 0 Comentários / 1631 Visualizações /

5 dicas para otimizar a leitura de textos
5 (100%) 1 vote

A elevada carga de leitura é uma das características da faculdade de Direito, o que acaba se tornando um dos fatores que levam ao estresse dos alunos. A quantidade de livros e textos aumenta ainda mais quando o assunto é o Exame de Ordem da OAB.

 

Em busca de economizar tempo, alguns estudantes apelam para resumos, o que pode prejudicar o aprendizado. Simples táticas de leitura podem ampliar sua assimilação sem que você precise gastar muitas horas para isso. Veja como conseguir seguindo essas dicas:

 

1 – Procure ler o início e o final do parágrafo

Em geral, as ideias mais importantes do texto estão localizadas no começo e no final de cada parágrafo, ou seja, lendo a primeira e a última frase você já terá uma boa compreensão do assunto. Entretanto, a explicação do assunto pode estar no meio do parágrafo, fique atento!

 

2 – Pule palavras pequenas

O cérebro tem a capacidade de compreender o significado das palavras sem ler exatamente todas as letras, por isso uma boa ideia é pular palavras pequenas, como artigos (o, a, um) e preposições (de, em).

 

3 – Foque nas palavras-chave

Identifique os tópicos principais do texto e preste mais atenção nesses pontos, pois as informações mais relevantes estarão perto deles, diminuindo a necessidade de ler as demais partes.

 

4 – Faça anotações

Com objetivo de economizar tempo, anote as informações mais importantes do texto durante as revisões e estudos. Utilize post-its, ícones e canetas de outras cores para destacar suas anotações. Isso ajuda na memorização visual.

 

5 – Preste atenção na postura

A concentração na leitura só é total se o corpo estiver em uma posição correta e confortável, que não irá causar dores e lesões. Lembre-se que ler deitado pode provocar sonolência, o que também é prejudicial. Para agilizar sua leitura procure ler em boa postura.

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *