5 dicas para REALMENTE aprender a matéria antes da prova

/ 0 Comentários / 2273 Visualizações /

Avalie esse post

Apenas uma semana para a prova da 1ª fase do XVI Exame de Ordem e muita gente já está sentindo o frio na barriga. Para chegar com o conteúdo na ponta do lápis, não basta decorar, é preciso realmente aprender a matéria para não correr o risco de ter o famoso “branco”.

 

Com simples atitudes é possível fixar a aprendizagem e ainda se sentir mais seguro, fator decisivo na hora da prova. Confira:

 

1 – Teste seus conhecimentos diariamente

Resolver provas anteriores, fazer simulados ou simplesmente explicar a matéria em voz alta, são recursos que ajudam na memorização e absorção do conteúdo de maneira mais profunda e eficiente.

 

2 – Largue um pouco o celular

Utilizados de maneira saudável, os celulares podem até ajudar nesse processo de aprendizagem. Porém, estudos recentes apontaram uma relação entre uso exagerado dos celulares e ansiedade. Além disso, passar muito tempo no smartphone pode coibir o estudante a praticar esportes, atividade comprovadamente ligada à melhora da memória a longo prazo e no controle da ansiedade.

 

3 – Desapegue da “decoreba”

Embora seja uma técnica muito utilizada, simplesmente decorar a matéria pode afetar negativamente a lembrança dos detalhes, algo bastante importante em provas com questões de múltipla escolha, como a 1ª fase. Para realmente aprender, você deve lidar com a matéria por algumas semanas, praticando o máximo possível.

 

4 – Use a música como aliada

Lembra quando você usava músicas para não esquecer aquelas fórmulas de física e matemática? Portanto, não perca tempo. Seja escutando músicas já existentes ou criando suas próprias, use-as a seu favor para estudar.

 

5 – Durma

Essa todo mundo já sabe: dormir mal ou simplesmente se privar do sono é extremamente prejudicial tanto para a saúde, quanto para os estudos. Diversas pesquisas já comprovaram que dormir bem (não exageradamente!) influencia na compreensão da matéria. Pausas e momentos de descanso são fundamentais na absorção de conteúdo a longo prazo.

 

Não deixe de fazer o Simulado para a 1ª fase do nosso parceiro IOB Concursos Marcato para identificar seus pontos fortes e fracos, e chegar na prova arrasando!

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *