5 truques comprovados para não enrolar nos estudos

/ 0 Comentários / 1976 Visualizações /

O carnaval passou, o ano começou e o XVI Exame de Ordem está a poucas semanas de distância. Sim, dia 15 de março será aplicada a prova objetiva da 1ª fase! Mais assustador do que a ficha caindo, é o desespero que vem junto para atormentar a vida do estudante, principalmente para quem deixou tudo para a última hora.

A gente sabe que manter o foco e a disciplina pode ser algo muito difícil, ainda mais para quem já tem tendência em postergar tarefas. Para isso, existem alguns truques cientificamente comprovados que vão te ajudar a combater esse problema.

Eric Baker, criador do site Barking Up the Wrong Tree, listou 5 truques para combater a procrastinação no artigo “5 Easy Tricks For Beating Procrastination, Backed By Research”. O texto reúne perguntas do cotidiano respondidas com base científica. Adaptadas à rotina do candidato ao Exame de Ordem, confira as principais maneiras de lutar contra a procrastinação, de acordo com a ciência:

1- Utilize uma agenda para anotar suas tarefas e desenvolva planos bem específicos com data e hora. Porém, só fazer a lista não adianta! Quando você coloca um prazo, sua produtividade aumenta por conta do direcionamento e comprometimento assumido. Portanto, coloque no papel o passo a passo do que você precisa fazer.

2- Pensar em passar uma tarde inteira estudando Direito Tributário pode desanimar muita gente, mas se você planejar estudar as matérias aos poucos, mesclando as disciplinas, as chances de abandonar tudo ficam menores. Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos de tempo, fica mais fácil perceber que não era tão complicado quanto você pensava.

3- “Acabei enrolando e atrasei meu cronograma, e agora?” Aceite, reorganize-se e bola pra frente! Lembre-se dessa sensação de impotência e fracasso sempre que pensar em procrastinar novamente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a ser mais produtivo.

4- Cobrar-se constantemente pode ser umas das causas da procrastinação. Assim, evite pensamentos como: “Preciso de um tempão livre para fazer essa atividade, porque ela tem que estar perfeita!” ou “Hoje não estou tão bem assim e o trabalho vai sair horrível”. Faça o que precisa ser feito.

5- A velha poderosa técnica da recompensa pode ajudar a escrever muitos nomes na lista de aprovados do Exame. Sugestões de “vale-presente” depois dos estudos: Coma um chocolate, minutinhos de pausa para rolar o feed do Facebook ou dar aquela checada no WhatsApp, uma ida ao cinema no final do dia ou até uma soneca à tarde. Seja criativo, pois quanto mais legal, mais motivador!

6- Conte para alguém o que você precisa fazer. Mais forte do que se comprometer consigo mesmo é ser cobrado pelos seus familiares, amigos, namorado (a). Fica feio não fazer, né?

Agora, se você ainda nem sabe por onde começar, precisa conhecer os cursos preparatórios para o Exame de Ordem do nosso parceiro, IOB Concursos Marcato. Cronograma personalizado, acompanhamento com orientador de aprendizagem, preços e condições de pagamento acessíveis são só algumas vantagens.

Com informações de Guia do Estudante