maratona de estudos

6 formas de ficar calmo durante uma maratona de estudos

/ 0 Comentários / 820 Visualizações /

Avalie esse post

É muito comum se sentir pressionado, nervoso e estressado enquanto está numa rotina de estudos. Porém, esses sentimentos ruins só irão atrapalhar o seu rendimento. É melhor estudar com calma para não se comprometer depois. Para te ajudar a ter mais calma em seus estudos, separamos essas dicas úteis.

 

1 – Fale em voz alta

Se não estiver conseguindo colocar seus pensamentos no lugar, fale com si mesmo em voz alta. Pode parecer loucura, mas conseguirá organizar melhor seus pensamentos, além de ficar atento naquilo que diz. Nunca utilize sua própria voz para depreciar a si mesmo, o ideal é encontrar palavras de incentivo. Diga que você é inteligente e capaz.

 

2 – Postura

Sente-se de forma correta. Lembre-se que a postura é importante para um bom rendimento nos estudos. Às vezes adotamos uma postura errada quando estamos nos sentimos sobrecarregados e tensos.

 

3 – Respiração

Quando estamos nervosos, é comum que a respiração fique superficial ou ofegante. Tente se acalmar e respire profundamente e expire lentamente. Faça a famosa “respiração com a barriga” para utilizar o diafragma. Esse exercício irá ajudar a se sentir mais confiante e relaxado.

 

4 – Aceite os erros

Muitos estudantes ficam chateados e nervosos quando cometem erros ao responder uma questão ou não conseguem assimilar um conteúdo logo de imediato. Lembre-se que você está estudando e o processo de aprendizado é diferente para cada pessoa. Aceite suas dificuldades, tire suas dúvidas e não se cobre tanto.

 

5 – Saiba seus limites

Estudar loucamente antes da prova só vai te deixar mais estressado e nervoso. É necessário fazer um planejamento antes. Comece a estudar com antecedência, aos poucos. Dessa forma não chegará ao seu limite sem ficar sobrecarregado.

 

6 – Faça dos estudos um hábito

É necessário desenvolver gosto pelos estudos. Não adianta fazer uma atividade que você não gosta, o estresse e a insatisfação vão logo aparecer. Descubra qual método de estudos funciona melhor com você. Pense qual horário se sente mais disposto, quantos dias por semana, quantos dias você tem até a prova, etc.

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *