erros na hora de estudar

7 erros que causam o ‘branco’ na hora da prova

/ 0 Comentários / 482 Visualizações /

Avalie esse post

Passar horas e horas com a cara nos livros pode não ser a maneira mais eficiente para se preparar para o Exame de Ordem. Aprender profundamente o conteúdo estudado é o que faz a diferença na conquista da aprovação. Erros desse tipo são responsáveis pela insegurança e, consequentemente, pelo famoso “branco” na hora da prova.

 

Para evitar que isso aconteça, listamos sete erros comuns, que a maioria dos candidatos comete na hora de se preparar. Saiba como evitá-los:

 

1. Estudar sem um plano de organização definido

O plano de estudos deve ser individual, de acordo com a rotina, quantidade de disciplinas e tempo disponível. Defina um padrão de organização para os seus materiais e anotações. Assim, fica mais fácil encontrar tudo, conforme a matéria a ser estudada naquele dia.

 

2. Estudar rápido demais

Dar uma “passada” na matéria não é suficiente para absorver e fixar o conteúdo. Para isso, o estudante deve ter um contato mais profundo com o tema, além de procurar aplicá-lo na prática, através da resolução de exercícios.

 

3.Tentar aprender todo o conteúdo em um dia

O aprendizado só é concretizado por meio do hábito e da repetição. Assim, quanto maior for o seu contato diário com a informação, mais você irá criar uma memória e retê-la. Ao tentar aprender tudo de uma vez, parte do conteúdo “evapora” da sua mente em poucas horas. Ou seja, se a quantidade de disciplinas é grande, comece a estudar com antecedência!

 

4. Não ter o hábito de revisar o que foi aprendido em aula

A revisão do conteúdo após a aula garante que o estudante reforce o que foi aprendido e reveja pontos que foram perdidos. Outro hábito muito eficiente é ler um pouco sobre a matéria antes da aula. Isso ajuda muito no aprendizado, pois cria uma espécie de “arquivo” na memória.

 

5. Ignorar a memória visual

Principalmente no caso do Direito, muitos alunos acabam não aproveitando o recurso da memória visual. Para complementar sua leitura, preste atenção nas ilustrações, infográficos e imagens, pois eles geralmente trazem informações e ideias-chave simplificadas, ideais para a sua memorização.

 

6. Usar cartões de memorização de forma errada

Uma técnica comum entre os estudantes é a utilização dos famosos flash cards, que auxiliam a memorizar o conteúdo com maior facilidade. Este método pode ser bastante eficaz, se usado de forma correta. A maneira mais efetiva é procurar escrever termos ou palavras-chave de um lado e definições no outro.

 

7. Estudar até tarde antes da prova

Virar a noite anterior à prova estudando pode ser uma prática muito perigosa! O cérebro precisa de descanso para poder funcionar com força total. Ficar sem dormir e fazer a prova no estilo “zumbi” não garante a aprovação de ninguém. Isso nos leva de volta ao erro nº 1: estudar sem planejamento.

Caso você pratique alguns desses maus hábitos, nunca é tarde para mudar e rever seus métodos de estudo. O IOB Concursos oferece cursos preparatórios para a OAB que aliam qualidade, preço acessível e a flexibilidade que você precisa. Compre com o código APROVADOS e ganhe mais 15% de desconto!

 

 

Bons estudos!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *