7 passos para elaborar um planejamento de estudos

/ 1 Comentário / 5488 Visualizações /

Avalie esse post

Desenvolver um planejamento de estudos é essencial para se organizar, seguir um cronograma e obter sucesso em seu objetivo, a aprovação.

 

  1. Defina seu objetivo e adapte à sua realidade. Analise as possibilidades e procure os concursos previstos de acordo com suas aptidões. Reconheça suas fraquezas e trabalhe para que elas não se tornem um obstáculo. Feito isso, ajuste o objetivo traçado ao seu dia a dia.

 

  1. Estabeleça pequenas metas. Devem ser mensuráveis, específicas e de pequena duração sendo renováveis mensal, semanal ou diariamente. Por exemplo, definir horas de estudos, quantidade de simulados, etc.

 

  1. Otimize o tempo de estudo. Comece aos poucos, aumentando gradativamente o período de estudo. Considere o seu tempo disponível, a quantidade de matérias e o prazo para conclusão. Um outra dica é dividir as matérias por dia, dedicando mais tempo às que você tem mais dificuldade.

 

  1. Organize o local de estudo. Procure por um ambiente com boa iluminação, arejado, silencioso e tranquilo. Deixe sempre tudo organizado e associe o local a um momento de concentração e preparação para atingir seu objetivo.

 

  1. Fique ligado à inclusão de novas disciplinas. Se houver necessidade de incluir novas matérias, programe novamente sua divisão de horários dispensados a cada uma. Não se esqueça das matérias básicas. Caso o tempo fique apertado, alterne conteúdos quinzenalmente.

 

  1. Valorize suas pausas. Reserve momentos de lazer e descanso. Pratique atividades físicas para melhorar a ansiedade, estimular a concentração e aumentar a produtividade.

 

  1. Realize testes e simulados para avaliar seu desempenho. Resolva questões de provas anteriores, faça a correção e identifique os erros com a finalidade de aperfeiçoar seus métodos e reparar falhas.

 

1 Comentário

  1. O planejamento é fundamental! É sempre importante saber o que estudar e quando estudar, obrigado pelas dicas OAB de primeira!!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *