8 dicas para evitar a procrastinação

/ 0 Comentários / 851 Visualizações /

Avalie esse post

Estudar pode tornar-se um problema para pessoas que não conseguem se concentrar em suas tarefas, principalmente, hoje em dia, onde distrações como Facebook, Twitter ou Youtube, estão à um clique de distância.

 

Por conta disso, temos a tendência de adiar nossos compromissos ou estudos, deixando tudo para última hora. Pensando naquele provérbio “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, separamos algumas dicas para você acabar com a procrastinação.

 

1 – Diminua os prazos

Quando você tem muitas tarefas em mente, tende a aumentar o prazo entre elas? Errado! Enquanto tiver em mente que possui um prazo maior, será mais fácil adiar as tarefas. Por esse motivo, estipule prazos menores e se obrigue a concluí-los o quanto antes.

 

2 – Horários

Determine quais horários do dia você vai se dedicar às suas tarefas. Separe por prioridades, deixando as mais complicadas primeiro e, depois, terá o resto do dia para resolver as mais simples.

 

3 – Calendário

Nada de anotar uma data aqui, outra no celular, outra no e-mail e etc. Tenha somente um calendário. Com as facilidades que os smartphones proporcionam, reúna todos seus compromissos em seu celular e coloque alarmes lembrando que precisa realizá-los. Outra dica, é manter um calendário físico sempre à vista, assim, nunca esquecerá seus prazos.

 

4 – Desafios

Algumas vezes, ficamos entediados, pois nossas tarefas diárias não apresentam desafios. Portanto, proponha desafios para si mesmo. O entusiasmo é um ingrediente necessário para que suas tarefas sejam realizadas com rapidez e qualidade. Porém, seja sensato, não coloque desafios impossíveis para não gerar futuras frustrações e desinteresse.

 

5 – Mude

O problema pela falta de estímulo, pode ser o ambiente em que ficamos a maior parte de nosso tempo. Por esse motivo, mude sempre que sentir necessidade. Ao mudar pequenas coisas, sua energia será renovada.

 

6 – Parcerias

Se possível, tente fazer parcerias com alguém que te motive. Dessa forma, você se sentirá obrigado a dar satisfação para seu colega e ganhará um incentivo para cumprir os prazos.

 

7 – Compartilhe

Diga aos seus amigos e familiares sobre seus projetos e objetivos. Eles tendem a te perguntar sobre o assunto, criando um cobrança indireta que irá te impulsionar a seguir em frente.

 

8 – Recompensas

Crie recompensas quando seus objetivos forem cumpridos. Além de servir como uma comemoração, te ajudará a ter em mente que, o quanto antes cumprir seus prazos, mais cedo poderá aproveitar coisas que realmente gosta.

 

Lembre-se: com disciplina tudo é possível. Não deixar tudo para última hora trará melhores resultados nos estudos, pois será mais fácil assimilar os assuntos, tirar todas as dúvidas, revisar as matérias e, de quebra, tirar um tempo para você mesmo, evitando o estresse da correria de quem deixou tudo para depois.

 

Não perca tempo! Conheça os cursos preparatórios para o Exame da OAB do nosso parceiro IOB Concursos Marcato, e estude grátis por 30 dias.

Deixe seu Comentário