A importância da alimentação nos estudos e na prova

Somos o que comemos e não é segredo nenhum que ter uma alimentação saudável é extremamente importante para quem está se preparando para uma prova. Por esse motivo, separamos algumas dicas para melhorar sua alimentação, incluindo alternativas interessantes com o intuito de evitar sonolência durante a prova ou aquela dor de barriga devido à ansiedade. Lembre-se que você se preparou para esse dia e a alimentação pode estar ligada diretamente ao seu sucesso.

Nunca faça a prova de estômago vazio

Mesmo que você seja daquele tipo que perde o apetite quando está ansioso, esforce-se para fazer uma refeição leve, como uma vitamina de frutas pela manhã. Ficar de estômago vazio pode resultar em uma hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), gerando sonolência e dificuldade de concentração. Além disso, não se alimentar pode causar tonturas, dor de cabeça, queda na pressão e fraqueza. As provas do Exame da Ordem exigem muita energia mental!

O que comer pela manhã?

Se você é do tipo que come muito pela manhã, não exagere. Entretanto, não fique em jejum. Aproveite para comer uma fruta, leite-desnatado ou iogurte. Outros alimentos que te proporcionam mais disposição são cereais, pães integrais, queijo branco e geleias.

E no almoço?

A regra número 1 é evitar alimentos pesados. Eles exigem muita energia para digestão e acabam te deixando sonolento. Alimentos gordurosos também devem ser evitados, pois retardam o esvaziamento gástrico e provocam sono. Nem pense em coisas muito sal, pois sua sede irá aumentar, causando desconforto na hora da prova.

Dê preferência aos carboidratos (arroz, feijão, ervilha, soja, banana, manga, maçã), pois são uma boa fonte de energia e combustível para seu corpo. Se puder, opte pelos alimentos integrais que são ricos em fibras e proporcionam com saciedade prolongada.

Durante a prova

Leve alimentos que impulsionem sua energia. Boas opções são frutas, biscoitos, água e até um chocolate. Escolha o chocolate com 70% de cacau, pois o tradicional tem muito açúcar e gordura trans.

Uma boa pedida é o lanche natural com pão integral, frango, cenoura, alface, tomate e tempere com sal, azeite, limão e ervas. Fique atento ao armazenamento e prazo de validade. Está sem tempo? Leve uma barrinha de cereal!Para beber, prefira sempre água.

Saúde
Algumas pessoas sofrem de pressão baixa e costumam ter problemas com lugares quentes e abafados. A dica é tomar bastante água para manter o corpo hidratado, além da alimentação correta. Se você sofre de dor de barriga quando está nervoso, evite alimentos que agravam esse problema como mamão, leite, ameixa, uva e iogurtes. Opte pelos opostos como maçã, banana, limão ou batata.

Essas dicas também são válidas para o período de estudo e, com elas, seu corpo vai ficar mais protegido, pronto para o melhor desempenho e não sabotará sua concentração e foco. Lembre-se também de dormir e descansar no dia anterior à prova.