como fazer revisão antes da prova

A melhor maneira de revisar um conteúdo antes da prova

/ 0 Comentários / 1900 Visualizações /

Avalie esse post

A 1ª fase do XVIII Exame de Ordem está chegando, mas você sabe como fazer uma boa revisão antes da prova? A revisão do conteúdo é a maneira ideal para se preparar para a prova. Por isso, é importante que você preste atenção na forma que você costuma revisar a matéria e conheça estratégias para melhorar suas revisões.

 

De acordo com o jornal The Guardian, quando você estuda, os neurônios estimulam uma área do cérebro chamada hipocampo, responsável pela memória. Porém, nem todas as informações são retidas ou registradas e, algumas delas, acabam no esquecimento. Como combater isso?

 

Repetição

A repetição é um dos métodos mais comuns para estimular a memorização de um conteúdo. Por isso, repita várias vezes os itens que precisam ser aprendidos e faça exercícios para recordar e aumentar a fixação do conteúdo.

 

Repetição Espaçada

A repetição espaçada consiste em repetir o conteúdo espaçado em períodos diferentes. Ao aprender algo novo, estude-o no mesmo dia, depois em alguns dias e, por fim, em algumas semanas. Essa prática estimula o hipocampo a recuperar a informação em tempos espaçados e, dessa forma, que ela seja registrada de modo efetivo na sua memória.

 

Foco

O hipocampo precisa de atenção e foco para conseguir memorizar uma informação. Portanto, ao concentrar sua atenção em um único assunto, o cérebro entende que aquele momento é importante e deve ser memorizado. Seu cérebro deve estar totalmente focado nos estudos para que você memorize o conteúdo.

 

Descanso
Quando o cérebro entra em contato com muitas coisas novas em pouco tempo, ele tende a filtrar essas informações e reter somente algumas. Estudar por horas seguidas pode não ser tão eficiente quanto você imagina. Lembre-se de fazer intervalos de aproximadamente 30 minutos para descansar e deixar o cérebro absorver as informações.

 

Sono
Por último, mas não menos importante, durma bem! Enquanto dormimos nosso cérebro, principalmente o hipocampo, consolida tudo o que foi aprendido ao longo do dia e registra essas memórias. Pessoas que não dormem bem têm mais problemas de memória e isso pode ser prejudicial para estudantes.

 

 

 

Com informações de Universia Brasil e The Guardian

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *