Aprenda a evitar o branco na hora da prova

/ 0 Comentários / 879 Visualizações /

Avalie esse post

Quando se trata de Exame da OAB, é comum que os candidatos fiquem preocupados em esquecer todas as informações durante a prova. Ansiedade e insegurança são as principais causas do famoso “branco”. Mas por que ele acontece?

 

O branco ocorre quando o candidato, às vésperas da prova, estuda em estado de nervosismo. Como forma de defesa, o cérebro reconhece a matéria como algo negativo e “apaga” as informações. Portanto, fatores como afetividade e humor podem interferir na fixação definitiva de um assunto.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você fixar a matéria de forma eficiente e evitar o esquecimento.

 

Leia textos e matérias relacionadas ao assunto estudado –  Procure se aprofundar sobre a disciplina estudada, pois isso ajuda a absorver o conteúdo, criando uma espécie de “arquivo” na memória.

 

Estude com antecedência – As informações são melhor fixadas pela repetição e a longo prazo. Não é possível aprender uma enorme quantidade de conteúdo em um dia só. Uma parte do conteúdo pode ser absorvida, mas a outra parte, certamente irá desaparecer da sua memória. Mantenha contato diário com a informação e estude com bastante antecedência.

 

Crie um método de estudo – Monte um plano de estudos eficiente fazendo anotações e comparações. Faça cartões para memorizar mais facilmente o conteúdo escrevendo ideias-chave de um lado e definições no outro. Pergunte a si mesmo repetidamente para testar a sua memória.

 

Evite estudar durante altas horas da noite na véspera da prova – Estudar antes de dormir para que o conteúdo seja absorvido com mais facilidade pelo cérebro é uma ilusão. Dormir bem é uma necessidade essencial para o funcionamento do cérebro.

 

 

Com informações de Universia Brasil

Deixe seu Comentário