Aprenda técnicas eficazes para usar em provas de múltipla escolha

/ 1 Comentário / 5386 Visualizações /

Avalie esse post

Muitos candidatos têm dificuldades com questões de múltipla escolha pela questão da ambiguidade e das pegadinhas. As questões são elaboradas dessa forma para confundir os alunos, mesmo aqueles que têm bom conhecimento do assunto. Por isso, elaboramos algumas técnicas que ensinam a usar o raciocínio dedutivo, a lógica e o bom senso para escolher bem em questões de múltipla escolha.

 

Confira algumas dicas:

 

Leia com atenção – Leia a questão inteira antes de respondê-la. Embora uma questão seja verdadeira, ela não é a resposta à pergunta e muitos alunos cometem o erro de responder a questão antes de lê-la na íntegra. Trata-se de uma “pegadinha” muito comum.

 

Pense na resposta– Pense na resposta antes de ler as alternativas. Desse modo, há menos chance de você se deixar confundir por alternativas parecidas e ambíguas.

 

Elimine as alternativas incorretas – Em cada questão, há geralmente uma ou duas alternativas que são evidentemente erradas e que nem fazem sentido. Ao eliminar as alternativas que são evidentemente incorretas, você passa a ter mais chances de escolher a resposta certa.

 

Compare as respostas – Compare as respostas com cuidado, pois sempre existe um detalhe em uma das alternativas que a torne incorreta.

 

Tome cuidado com “sempre” e “nunca” – Quando uma pergunta inclui alternativas com termos muito absolutos, “sempre” ou “nunca”, é provável que sejam incorretas, principalmente na área de Humanas. Geralmente são as alternativas que contêm palavras como “geralmente” ou “na maioria dos casos” que são as corretas.

 

Cuidado com “todas as alternativas estão corretas/incorretas” – É comum que haja opções como: “Todas as alternativas estão corretas” e “Todas as alternativas estão incorretas”. Se você tem certeza de que uma delas é correta, evidentemente não escolherá a resposta “Todas das alternativas estão incorretas”. Essa dica parece óbvia, mas, frequentemente, esse tipo de pergunta confunde o aluno, em especial se ele estiver nervoso durante o exame.

 

Confira mais dicas de estudos no OAB de Primeira.

 

 

Com informações do Portal 10 em Tudo.

1 Comentário

  1. Gostaria de saber se cai atividades relacionadas a todas as matérias.
    Grata

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *