Aquela soneca à tarde pode fazer bem à saúde e aos estudos

/ 0 Comentários / 326 Visualizações /

Avalie esse post

Sabe quando bate aquela vontade de tirar uma soneca após o almoço ou no meio da tarde? Um estudo francês comprovou que um cochilo de até 30 minutos pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, além de aliviar o estresse.

 

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo examinaram a relação entre hormônios e sono ao analisarem um grupo de 11 homens saudáveis, com idades de 25 a 32 anos. Na primeira sessão, os voluntários passaram a noite no laboratório, mas só puderam dormir durante duas horas. Na tarde seguinte, tiraram dois cochilos de meia hora.

 

Por meio da coleta de amostras de urina e saliva dos participantes, antes e depois de cada sessão, os pesquisadores concluíram que quando dormimos pouco há um aumento de norepinefrina no corpo. Esse é um dos hormônios do estresse responsáveis pela reação de luta ou fuga, que acelera os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também houve redução nos níveis de interleukin-6, uma proteína com propriedades antivirais.

 

Entretanto, uma soneca curta já foi suficiente para reequilibrar os hormônios e a proteína. Ou seja: um curto cochilo ajuda mesmo a fortalecer o organismo e diminuir o estresse – mesmo se você não tiver dormido quase nada durante a noite. Faltando menos de um mês para a 1ª fase do XVI Exame de Ordem, não se esqueça de incluir no seu cronograma de estudos intervalos para descanso.

 

 

Com informações de Revista Superinteressante

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *