Como conciliar a monografia com o Exame de Ordem?

O último ano da faculdade é famoso pela correria, horas sem dormir, má alimentação e, principalmente, pela dificuldade em conciliar os estudos com outras atividades.

A monografia, também conhecida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), assombra os estudantes no ano de formatura, e aterroriza ainda mais os estudantes de Direito que, além de tudo isso, vão prestar o Exame de Ordem.

Nada de desespero! Ainda dá tempo de se organizar e ter um ano tranquilo, na medida do possível. Confira as dicas especiais para os formandos de 2015.

1 – Encontre um tempo para você

O nervosismo coletivo é uma coisa muito comum, principalmente nas semanas antecedentes à entrega do trabalho. Por isso, procure ter paciência e ser tolerante com todos os seus colegas e, inclusive, com sua família. Um saída recomendada para diminuir o nível de estresse, é reservar algumas horas durante a semana para fazer algo que você gosta. A ideia é ter um momento de descanso em que você possa se esquecer um pouco das pressões da faculdade e da carreira.

2 – Faça intervalos durante seus estudos

Pausas com duração de 3 a 5 minutos podem ser realmente úteis na hora de potencializar seu rendimento e diminuir a ansiedade e o nervosismo. Desligue todos os aparelhos eletrônicos, feche os olhos e esvazie sua mente. Deste modo você consegue recarregar suas energias e voltar ao trabalho com mais foco.

3 – Exercite-se

Sim, pode ser clichê, mas foi comprovado que depois de uma hora de exercício físico você terá uma sensação de bem-estar que te deixará mais motivado e disposto. Faça isso ao menos uma vez por semana e melhore não apenas os resultados nos estudos, como também sua saúde durante este processo estressante.

4 – Redija uma lista de tarefas

Esta é uma das melhoras formas de ter um panorama geral de todos os seus horários, compromissos e atividades. Deixar tudo organizado traz mais segurança e controle da situação, colaborando para diminuir o desespero característico dessa fase. Assim, você prioriza o que for preciso e fica cada vez mais motivado ao riscar as atividades finalizadas, indicando eficiência e sucesso na sua trajetória.

Com informações de Universia Brasil