conciliar trabalho e estudos

Como conciliar o trabalho com a preparação para a prova da OAB

/ 0 Comentários / 806 Visualizações /

Avalie esse post

Um dos problemas que os candidatos para o Exame da OAB enfrentam é conciliar o trabalho ou atividades diárias com os estudos. Sem dúvida, não devemos abrir mão de nenhuma dessas atividades igualmente importantes, por isso, é preciso balancear entre as duas.

 

O primeiro passo é ter a consciência de seus objetivos: por que você precisa estudar? Não busque somente a aprovação no Exame da Ordem, mas também sobre quais serão suas metas após conseguir a sua identificação profissional.

 

Depois de estabelecido, você deve persistir nessa meta e, consequentemente, terá mais vontade de estudar. Para te ajudar em sua jornada, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a reformular sua rotina e fazer a diferença na hora de conciliar o trabalho com os estudos. Confira:

 

– Tenha Horários

Algumas pessoas reclamam porque não tem tempo para se dedicar aos estudos. Neste caso, você precisa analisar sua rotina e estabelecer horários para suas atividades.

Veja quais são as suas prioridades e estabeleça um cronograma com horários para cada uma de suas obrigações, incluindo os estudos, com começo e fim. É muito importante estabelecer um tempo fixo para realizar suas tarefas e criar uma rotina, pois ficará mais fácil de manter a disciplina.

Além disso, também tenha noção sobre quanto tempo você quer disponibilizar para os estudos. Não é preciso se desesperar e colocar um período maior do que consegue realizar. O conhecimento é algo que se constrói aos poucos em um longo prazo.

 

– Plano de estudos

Agora que você já sabe quais serão os horários e dias disponíveis para estudar, veja quais são as disciplinas que precisam ser vistas e distribua em seu cronograma.

Designe mais tempo e dias de estudo às disciplinas que apresentam maior peso e/ou maior número de questões. Não é aconselhável estudar mais que duas matérias no mesmo dia, mas se for o caso, busque enquadrar áreas opostas, para confusão e desgaste sobre o mesmo assunto.

 

– Não se sobrecarregue

Um dos pontos mais importantes na conciliação entre o trabalho e os estudos, é reservar um período para descansar.

As chances de desistirmos de nossas metas é muito grande quando nos sobrecarregamos demais. Tudo parecerá impossível e logo você perderá o foco. Portanto, quando for estabelecer seu cronograma, reserve um tempo para descansar e relaxar. Além disso, o sono é muito importante para conservar seu foco e memorização.

Também procure se divertir e descontrair com família e amigos. Faça atividades que o divirtam e ajudem a recuperar suas energias. Também mantenha sua alimentação balanceada e repleta de nutrientes que garantam sua saúde e energia ao longo da semana.

Esperamos que com essas dicas você consiga manter o foco, determinação e energia para manter seus estudos com muita força de vontade.

 

 

Bons estudos!

Deixe seu Comentário