Como conciliar o trabalho com os estudos para OAB

Atualmente, a maioria dos estudantes encara diariamente a dura realidade de conciliar o trabalho com os estudos. Equilibrar essa rotina é uma tarefa que exige muita dedicação e disciplina para não deixar que a sobrecarga se torne um obstáculo, que resulte no fracasso em qualquer uma das áreas.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas para otimizar e organizar seu tempo, evitando distrações e até mesmo reservando um tempo para a sua vida pessoal.

1- Programe sua leitura

O curso de Direito, bem como a preparação para o Exame de Ordem, demandam uma carga alta de leitura. Para não deixar acumular e perder o controle, o ideal é desenvolver uma escala com metas diárias de leitura, afim de administrar o tempo disponível e processar o conteúdo.

2- Utilize cada minuto livre

Transforme o tempo “perdido” no trajeto entre casa/trabalho/faculdade e, até mesmo o horário de almoço, em tempo útil. Aproveite para usar a tecnologia a seu favor salvando textos, artigos e resumos no seu smartphone ou tablet. Vale lembrar que esses minutos podem fazer toda a diferença na hora de aceitar aquele convite para ir ao cinema no final de semana.

3- Organize suas folgas

Converse com o seu gestor sobre a possibilidade de que, em época de provas, você consiga ser liberado por meio período ou um dia, com o intuito de revisar o conteúdo, mediante compensação de horas. Algumas empresas, inclusive, trabalham com sistema de banco de horas, o que facilita essa negociação.

No mais, procure pensar que esse é o momento de se dedicar para construir uma carreira de sucesso. Projete seu futuro após a graduação e com a carteira da OAB em mãos. Empolgante, né? Partiu correr atrás, então! o/

Conheça os cursos online preparatórios para o Exame da OAB, 1ª e 2ª fases, do nosso parceiro, IOB Concursos Marcato, e tenha a possibilidade de estudar em horários flexíveis, no conforto da sua casa.

2 Comentários

1. ola, tenho uma duvida em relação ao material de estudo, tenho um livro com as doutrinas unificadas 1º fase, mas ele é 3º edição 2013, posso estudar por ele? tem algum problema?
    pois não há condições de ficar comprando edição atualizada,gostaria de um conselho.
    obrigada,se puderem responder,aguardo resposta.

• Olá, Nelci. O ideal é estudar com materiais atualizados, porém você pode se preparar com esse livro desde que esteja atento às recentes alterações. Vale lembrar que, geralmente, o tema demora, em média, um ano para ser cobrado no Exame de Ordem. Podemos usar como exemplo o Novo CPC que foi sancionado, mas só entrará em vigor daqui um ano.