Chegou a hora de escolher a disciplina da 2ª fase da OAB

Com a abertura das inscrições para o Exame de Ordem, é comum que o candidato se sinta confuso e pressionado quanto à escolha da disciplina para a prova da 2ª fase. Isso porque, mesmo que a 1ª fase seja aplicada antes, a escolha deve ser feita no momento da inscrição e não pode mais ser alterada.

Ao todo são sete opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário. Os estudantes ficam aflitos, pois a escolha pode impactar diretamente na sua aprovação, mas “sem pressão”… Rs.

Alguns estudantes fazem a escolha com base nas disciplinas que mais aprovam no Exame de Ordem, isso pode ser uma cilada, já que os números variam muito de prova para prova. Por exemplo, a disciplina de Direito Civil teve uma taxa de aprovação de 25,9% na XIII edição do Exame. Porém, no XII Exame, seu desempenho foi de 14,4%. Diferença gigantesca, né?

Veja também:

Inscrição na OAB e a escolha da disciplina da 2ª fase, por Profª Laurady Figueiredo

Infográfico: como escolher a disciplina para a 2ª fase

Os temas que mais caem na OAB

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher a disciplina para a 2ª fase da OAB:

1 – Habilidade

Não existe área mais difícil ou a mais fácil. O que é difícil para um indivíduo, pode não ser para outro. Portanto, o que vale mesmo é você analisar qual área você se sente mais familiarizado. Escolha aquela que você tem mais facilidade de aprender.

2 – Estará sozinho

Lembre-se que na hora da prova não terá ajuda de amigos, tutores ou professores. Por isso, a escolha deve ser feita pensando somente em você. Não adianta escolher a área por influência de alguém, sendo que aquela pessoa não estará lá para te ajudar na hora.

3 – Relacionamento Sério

Ao realizar a escolha, praticamente, vai viver um relacionamento sério com a área. Pensando nisso, se você escolher uma área que não se sente confortável, poderá comprometer seus estudos ou sentir estressado e cansado.

4 – Área Profissional

Aproveite essa oportunidade para sua profissão. Ou seja, todo o conhecimento que você adquirir para se preparar para a prova poderá ser usado em seu futuro profissional. Essa é uma boa oportunidade para absorver o máximo de conhecimento da área escolhida.

5 – Conheça as áreas

Uma boa forma de se preparar é entender as diferenças entre os assuntos de cada disciplina. Algumas possuem um conteúdo mais extenso, outras são mais técnicas com conteúdo mais enxuto.

Por fim, nosso maior conselho em relação à essa decisão: escolha a área que você tem mais afinidade e facilidade. Quando você gosta da disciplina, estudá-la não é um fardo tão pesado quanto estudar algo que você detesta. Assim, a sua preparação será mais proveitosa e sua aprovação será apenas uma consequência.

Para turbinar seus estudos e conquistar de vez a sua carteira da OAB, conheça os cursos preparatórios para o Exame de Ordem do IOB Concursos. Matricule-se com o código APROVADOS e garanta mais 15% de desconto!