Como evitar distrações na hora de estudar para a prova da OAB

/ 0 Comentários / 1293 Visualizações /

Avalie esse post

Muitos estudantes possuem o mesmo problema: na hora que começam a estudar, aparecem mil distrações, o telefone toca, alguém chama, então você dá uma checada no Facebook e pronto! Lá se vai todo seu planejamento.

Como sabemos que o tempo é curto e a prova está cada dia mais próxima, é necessário encontrar uma maneira de melhorar a produtividade.

 

Existem alguns pontos que você pode analisar para melhorar sua produtividade e evitar as distrações:

 

1 – Cansaço

Em primeiro lugar, não adianta estudar enquanto você estiver cansado. Seja qual for o motivo do cansaço, se você se forçar à estudar, não reterá as informações com eficácia.

Portanto, procure descansar antes dos estudos. Claro, sem exageros.

 

2 – Refeições pesadas

Geralmente, nos sentimos fisicamente desconfortáveis quando comemos alimentos pesados. Essa sensação é aquele famoso sono que insiste em aparecer depois do almoço.

Para evitar esse tipo de problema, procure se alimentar com alimentos leves e saudáveis antes de estudar. Além de melhorar seus estudos, irá melhorar sua saúde.

Sabemos que, normalmente, nossas comidas favoritas são aquelas mais pesadas, então, que tal deixar para come-las quando estiver com seus amigos? (:

 

3 – Ambiente

O ambiente também deve ser favorável para manter sua concentração. Muitos gostam de um ambiente silencioso, já outros gostam de ouvir uma música enquanto estudam.

O importante é que a música não te atrapalhe. Opte por músicas instrumentais ou aquelas que você já conhece, de preferência em uma língua que você não entende facilmente. Dessa forma o cérebro não se prenderá à canção.

 

4 – Converse com os amigos e familiares

Fale com seus familiares sobre seus estudos e quais os horários que eles não devem te interromper. Da mesma forma, comunique seus amigos para não mandarem mensagens, nem chamar sua atenção nesses horários.

Explique como os estudos é importante para você. Certamente, eles irão entender.

 

5 – Corte o mal pela raiz

Seu ambiente de estudos não deve ter nada que seja motivo de distração. Por isso, coloque o celular no modo silencioso, desligue a TV e feche as redes sociais.

 

6 – Material

Separe o que vai precisar, como computador, livros, apostilas, canetas, lápis, marca-texto, papel para anotações, etc. Tudo deve estar ao alcance de sua mão. Assim, você não tem desculpa para levantar para procurar alguma coisa que esqueceu e se distrair no caminho.

 

7 – Esqueça os outros assuntos

Nossos pensamentos muito difíceis de controlar, ainda mais quando temos um problemas para resolver.

Porém, na hora de estudar você deve colocar todos os pensamentos em modo “off”. Lembre-se que aquele momento é a hora de se concentrar. Além disso, ficar pensando no problema não vai resolvê-lo.

 

8 – Faça algumas pausas

É cientificamente comprovado que nossa atenção dura de 40 a 50 minutos. Por isso, é preciso que você dê uma pausa e faça alguns intervalos.

Aproveite esse tempo para tomar água, comer um lanche, ir ao banheiro. Esvazie a cabeça por 10 minutos e depois volte. Você vai se sentir revigorado.

Deixe seu Comentário