Como funciona a isenção da taxa de inscrição na OAB

As inscrições para o XVIII Exame de Ordem da OAB podem ser efetuadas até o dia 09 deste mês. Apesar de ser considerada uma prova difícil e assustadora, muitos candidatos encontram dificuldade bem antes do exame, no pagamento da taxa de inscrição, fixada atualmente no valor de R$ 220,00.

O preço não é acessível e muita gente chega até a adiar o sonho de passar na prova por não poder bancar financeiramente o processo, que inclui inscrição, preparação, material, etc. Pensando nisso, resolvemos esclarecer como funciona a isenção da taxa de inscrição no Exame de Ordem, com base no item 2.6 do edital.

isencao-taxa1

isencao-taxa2

Especificamente para o XVIII Exame de Ordem, a isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do examinando, das 16h do dia 28 de setembro de 2015 às 23h59min do dia 09 de outubro de 2015, no site da FGV, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;

b) declaração de que atende à condição estabelecida.

Formas de cadastramento no CadÚnico

O município é o responsável pelo cadastro das famílias. Para se cadastrar procure a prefeitura de seu município e informe-se do local e data.

1. Boa tarde!
    Ocorreu um fato, queria que me esclarece.
    Eu fiz o pedido de isenção da taxa de inscrição da OAB XIII e fui contemplado, porém tive que pegar dinheiro emprestado para pagar o boleto, pois fiquei comedo de não conseguir a isenção mesmo sendo carente. Com isso mandei e-mail a FGV para saber como proceder na devolução do pagamento me mandaram um link para pedir devolução. No entanto quero saber se eu tenho que fazer algo mais depois que fui contemplado, como levar algum comprovante alegando que não tenho condições, ou depois que deferido o pedido de isenção é só esperar para fazer a prova? só o número do NIS já é o suficiente para declarar, não tenho que fazer mais nada? faço essas indagações porque alguns certames exige que o candidato deve comparecer em algum lugar com um montante de papeis para comprovação

• Gabriel,

Nessa situação, somente a FGV poderá te orientar certinho mesmo.
      Se o pedido de isenção já foi deferido, pode ficar tranquilo!

2. Que facada!

3. Olá o meu muito boa tarde, venho através deste dizer que estou interessado a saber quando e como devo fazer a minha primeira carteirinha da OAB, pois já estou no 5º semestre e quero começar a fazer estagio, já estou cadastrada no cadastro único do programa do governo federal e tenho como provar o nº do meu nis é este, 12222109444 e não tenho emprego sou viúva e recebo por mês 570, reais e deste pago o aluguel que é de 300, reais e que sobrevivo do resto, que me sobra e dou graças a Deus que tenho e não vivo no meio da rua.
    e que estudo nesta unidade e que sou bolsista pelo fies.
    Fortaleza-18-04-2016
    Obrigado.

• Olá, Maria! Você está falando da carteira da OAB ou da carteirinha de estágio?

4. Bom dia, fiz a inscrição para a prova da OAB e pedi a isenção da taxa, porém, no edital diz que tem que ter uma declaração que atendo aos requisitos para a isenção, mas não achei onde anexo esta declaração! Se alguém puder me ajudar..Obrigada.

5. Olá,

quero me inscrever no proximo exame e sou aluna financiada pelo FIES.
    Gostaria de saber como faço para obter isenção da taxa de R$ 240,00, já que sou coberta pelo FIES.

Att.