Como funciona a isenção da taxa de inscrição na OAB

/ 16 Comentários / 763 Visualizações /

Avalie esse post

As inscrições para o XXIII Exame de Ordem da OAB podem ser efetuadas até o dia 09 deste mês. Apesar de ser considerada uma prova difícil e assustadora, muitos candidatos encontram dificuldade bem antes do exame, no pagamento da taxa de inscrição, fixada atualmente no valor de R$ 260,00.

 

O preço não é acessível e muita gente chega até a adiar o sonho de passar na prova por não poder bancar financeiramente o processo, que inclui inscrição, preparação, material, etc. Pensando nisso, resolvemos esclarecer como funciona a isenção da taxa de inscrição no Exame de Ordem, com base no item 2.6 do edital.

 

> 10 Pontos Principais que você deve se atentar no edital do XXIII Exame da OAB

 

isenção taxa inscrição

isenção taxa incrição OAB

 

 

Portanto, especificamente para o XXIII Exame de Ordem, a isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, disponível por meio
do aplicativo para a solicitação de inscrição, das 17h00min do dia 30 de maio de 2017 às 17h00min do dia 09 de junho de 2017, no site da FGV, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
b) declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 2.6.1.1;
c) envio on-line da declaração constante do Anexo IV deste edital, legível e assinada, por meio do
aplicativo para solicitação de inscrição

Formas de cadastramento no CadÚnico

O município é o responsável pelo cadastro das famílias. Para se cadastrar procure a prefeitura de seu município e informe-se do local e data.

 

 

 

16 Comentários

  1. Boa tarde!
    Ocorreu um fato, queria que me esclarece.
    Eu fiz o pedido de isenção da taxa de inscrição da OAB XIII e fui contemplado, porém tive que pegar dinheiro emprestado para pagar o boleto, pois fiquei comedo de não conseguir a isenção mesmo sendo carente. Com isso mandei e-mail a FGV para saber como proceder na devolução do pagamento me mandaram um link para pedir devolução. No entanto quero saber se eu tenho que fazer algo mais depois que fui contemplado, como levar algum comprovante alegando que não tenho condições, ou depois que deferido o pedido de isenção é só esperar para fazer a prova? só o número do NIS já é o suficiente para declarar, não tenho que fazer mais nada? faço essas indagações porque alguns certames exige que o candidato deve comparecer em algum lugar com um montante de papeis para comprovação

    • Gabriel,

      Nessa situação, somente a FGV poderá te orientar certinho mesmo.
      Se o pedido de isenção já foi deferido, pode ficar tranquilo!

  2. Que facada!

  3. Olá o meu muito boa tarde, venho através deste dizer que estou interessado a saber quando e como devo fazer a minha primeira carteirinha da OAB, pois já estou no 5º semestre e quero começar a fazer estagio, já estou cadastrada no cadastro único do programa do governo federal e tenho como provar o nº do meu nis é este, 12222109444 e não tenho emprego sou viúva e recebo por mês 570, reais e deste pago o aluguel que é de 300, reais e que sobrevivo do resto, que me sobra e dou graças a Deus que tenho e não vivo no meio da rua.
    e que estudo nesta unidade e que sou bolsista pelo fies.
    Fortaleza-18-04-2016
    Obrigado.

    • Olá, Maria! Você está falando da carteira da OAB ou da carteirinha de estágio?

  4. Bom dia, fiz a inscrição para a prova da OAB e pedi a isenção da taxa, porém, no edital diz que tem que ter uma declaração que atendo aos requisitos para a isenção, mas não achei onde anexo esta declaração! Se alguém puder me ajudar..Obrigada.

  5. Olá,

    quero me inscrever no proximo exame e sou aluna financiada pelo FIES.
    Gostaria de saber como faço para obter isenção da taxa de R$ 240,00, já que sou coberta pelo FIES.

    Att.

  6. boa tarde sou aluna fies, participo do bolça familia e estou desempregada. Gostaria de ser isenta da taxa de inscrição. Onde vou para saber de mais informações, e se tenho que levar algum documento em um orgão público, qual procedimento devo tomar? estou no 9 semestre. desde já obrigada.

    No aguardo”!

  7. Desejo me escrever para o próximo exame da ordem que será realizado no mês de julho como insento de pagamento.

  8. Fazer a inscrição na ordem.

    • quando será o próximo exame da ordem

  9. quem pediu isenção precisa imprimir o boleto ou ficara disponivel posteriormente se ocorrer algo de errado com a isenção do pagamento?

    • Minha dúvida tbm. Eu solicitei isenção, mas o boleto aparece para impressão. Devo imprimir e aguardar a lista de contemplados? Caso não conste na lista devo pagar? Assim que funciona?

  10. Prezados, fiz a inscrição para o exame da OAB no ultimo dia, pois aguardava o número do NIS que solicitei no CAD ÚNICO para isenção da taxa, por não ter o número em mãos não solicitei a isenção gerando o boleto que ainda não paguei. Agora que recebi o número, qual procedimento para solicitar a isenção?

    Aguardo respostas!
    Atte.

    • Creio que não tem como. Pois todo edital é rígido, salvo quando existe a possibilidade de interpor recurso. Nesse caso, não há mais como solicitar isenção. Mas, há uma saída: observe no sua página de acompanhamento de inscrição se há a possibilidade (ou link disponível) para interpor recurso (dias 23/06/17 até 24/06/17). Se tiver, junte todos os comprovantes de inscrição do CADÚNICO e o NÚMERO DO NIS que foi gerado e apresente o recurso. (Vou detalhar meu caso no próximo comentário)

      Caso contrário, entre em contato com a organizadora do certame.

  11. Minha solicitação de isenção da taxa de inscrição foi INDEFERIDA. E o resultado apresentado foi: “NIS não cadastrado. O NIS não foi identificado na base de dados do CADASTROÚNICO”

    Estou tranquilo quanto a isso, pois tenho a certeza que foi erro ao cruzar informações com o site do Governo. Haja vista que fiz cadastro único em 01/06/17, entendo ser um prazo curto para tal solicitação, mesmo tendo recebido o NÚMERO DO NIS em 48 horas. Os dados da minha inscrição pelo sistema estão todos CORRETOS (inclusive o NÚMERO DO NIS).

    O que farei?
    R: Vou aguardar disponibilizar o link para recurso (PRAZO: a partir da 00:00h do dia 23/06/17 até às 23:59h do dia 24/06/17) e analisar como deve ser interposto recurso. Nesse caso, o recurso é simples:

    *** 1) FICHA DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO DO CADÚNICO (aquele que foi feito no dia no CRAS da sua cidade em que uma entrevistadora do programa, e que ao final assinou uma folha contendo alguns dados do Governo Federal como NOME, DATA DE NASCIMENTO, CPF, TÍTULO DE ELEITOR, CÓDIGO FAMILIAR…);

    *** 2) FICHA DE COMPROVANTE DO NÚMERO DO NIS (essa ficha eu recebi por email pela entrevistadora que me entrevistou no dia, chama-se FICHA DE RESUMO CADASTRO ÚNICO – V7, e que ao final mostra o NÚMERO DO NIS que foi gerado), ou aquela que você foi buscar pessoalmente.

    Resumindo: vou anexar esses dois comprovantes apenas. Pois são eles quem comprovam minha inscrição no CADÚNICO. Entendo que não houve tempo hábil para constar esses dados na base de dados do programa.

    Boa sorte a todos!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *