hora da prova

Como lembrar de tudo o que estudou na hora da prova

/ 0 Comentários / 1310 Visualizações /

Avalie esse post

A 2ª Fase da OAB será no próximo domingo e, por conta disso, os estudantes estão se preparando para realizar uma boa prova. Você estudou, assistiu videoaulas, fez exercícios, simulados e, agora, o principal é: lembrar de todo o conteúdo na hora da prova.

 

Acontece que, por muitos motivos, é comum “travar” na hora ou ter aquele famoso branco. Isso impede que os candidatos realizem uma boa prova, mesmo depois de ter estudado tanto. Para isso, é necessário entender um pouco como funciona nosso melhor amigo nesse momento: o cérebro.

 

Durante o dia, recebemos inúmeras informações, muitas delas são importantes, como os assuntos que cairão na prova, por exemplo. Essa memória de “curto prazo” perde-se muito facilmente. Portanto, o importante é garantir que essas informações fiquem na sua memória de “longo prazo”, que é quando aprendemos “de verdade” alguma coisa.

 

Durma bem

Isso mesmo! Acontece que, durante a noite, as informações mais marcantes que aprendemos durante o dia são transferidas para o córtex (área responsável em armazenar informações importantes no cérebro). Por isso uma boa noite de sono é necessária se você quer ir bem na prova que se aproxima.

 

Agora, outro ponto importante, é dizer ao seu cérebro qual informação ele deve armazenar. Para isso, você deve indicar quais são os assuntos mais importantes do dia, não basta só ler e estudar.

 

Revise, faça exercícios e simulados, pois essas são formas de indicar ao seu cérebro que aquela informação é importante e deve ser armazenada na sua memória de “longo prazo”. Ou seja, colocando em prática aquilo que foi aprendido. Além disso, outra dica é realizar pequenas revisões durante o dia.

 

É importante lembrar também que outros fatores como boa alimentação e exercícios físicos também influenciam na sua preparação. Não é necessário ser extremista, uma alimentação balanceada e uma caminhada já faz toda a diferença.

 

Por fim, também tenha em mente que estudar deve ser uma atividade prazerosa. É muito provável que vocês esqueça de algo quando se força a aprender ou se sente obrigado a estudar.

 

Boa prova!

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *