organização estudos

Como manter a organização nos estudos em 2017

/ 0 Comentários / 185 Visualizações /

Avalie esse post

O ano começa e estamos preparados para traçar metas para atingir nossos objetivos. Começar a estudar ou conquistar aquela tão sonhada carteira da OAB, são promessas que muitos fazem para mudar de vida.

 

Porém, conforme vamos avançando nos estudos, fica difícil se organizar para estudar melhor, sem contar as distrações que temos no dia a dia que comprometem ainda nosso rendimento.

 

É preciso manter a organização para que os estudos fluam sem sufoco e desespero. Pensando nisso, vamos listar algumas dicas que podem te ajudar. Confira:

 

1 – Prioridade das disciplinas

Manter a organização é distribuir quais são os assuntos que devem ser estudados. Separe as matérias pelo nível de dificuldade que elas representam para você.

 

Ao planejar as horas de estudo, dedique mais tempo às matérias mais difíceis e que tem mais dificuldade. Temos a tendência de estudar mais os assuntos que dominamos melhor, porém, isso não ajudará a superar os desafios.

 

2 – Local

Em primeiro lugar, você deve escolher qual será o local de estudos, pode ser em uma biblioteca, em casa, no seu quarto ou escritório. O importante é reservar um local tranquilo, silencioso, livre de distrações e bem iluminado.

 

A organização nos estudos também conta com ambiente limpo e em ordem, além de uma mesa e cadeira adequadas para se sentar de forma confortável, evitando desconforto e dores posteriores.

 

3 – Distrações

Quantas vezes perdemos aquela anotação importante? Ou nos perguntamos “onde eu estava mesmo”? Para evitar que a bagunça comece, é necessário desligar suas distrações. Estudar exige foco, portanto, na hora de estudar, fuja das redes sociais, mensagens no celular, televisão ou qualquer outra atividade que tire sua concentração.

 

A internet pode ser uma grande aliada, mas é preciso ficar esperto para não cair na tentação e desperdiçar seu precioso tempo de estudo.

 

4 – Calendário

Uma das ferramentas mais importantes para se manter organizado no cotidiano é um calendário. Você pode usar um de papel, no celular ou no computador. O importante é que você tenha acesso fácil à ele e que marque todas as datas importantes.

 

Faça um cronograma marcando os dias que deve estudar, quais disciplinas e assuntos. Dessa forma, saberá exatamente o que foi estudado e em qual dia. Lembre-se de deixar um dia reservado para a revisão do conteúdo.

 

5 – Lazer e descanso

Muitos estudantes sacrificam suas horas de sono por falta de planejamento. Isso porque acabam estudando demais ou procrastinam até tarde com uma atividade que não é produtiva.

 

Em seu planejamento, defina os horários que serão dedicados aos estudos e reserve tempo para o lazer também. Monte um cronograma que permita de 6 a 8 horas de sono por noite. Com o sono em dia, a disposição para estudar aumenta, além de melhorar a concentração, principalmente, nos assuntos mais complicados.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *