Como memorizar fazendo revisões eficientes

/ 0 Comentários / 1091 Visualizações /

Avalie esse post

Independente da forma como você estuda, a revisão do conteúdo é uma parte fundamental dos seus estudos. Afinal, é com ela que você auxilia a memorização e identifica possíveis dúvidas.

 

De acordo com o jornal The Guardian, o primeiro passo para melhorar os estudos é entendendo como é o funcionamento do seu cérebro. Acontece que quando você estuda os neurônios fazem mais conexões e estimulam uma área chamada hipocampo (estrutura responsável pela memória). Porém, nem todas as informações são registradas por essa área: algumas delas são simplesmente perdidas. Como podemos contornar isso?

 

Uma das formas de estimular a memorização de um conteúdo é a repetição. Se você precisa decorar uma informação, comece a repetir várias vezes as suas características. Ao longo do dia, faça exercícios para recordar esses nomes e os escreva em uma folha de papel.

 

Outra técnica importante é rever o conteúdo que foi estudado. Por exemplo depois de aprender uma nova informação, reveja o conteúdo depois de alguns dias. Estimular o seu hipocampo a recuperar essa informação em tempos espaçados faz com ela esteja mais registrada na memória e seja dificilmente esquecida.

 

Ainda, de acordo com o The Guardian, o hipocampo precisa de atenção e foco para conseguir memorizar uma informação. Ao dar atenção exclusiva a um único assunto, o cérebro entende que aquele momento é importante e, portanto, deve ser memorizado.

 

Quando você estudar uma matéria difícil, evite se distrair com mensagens no celular ou ouvir música. Seu cérebro deve estar totalmente focado nos estudos para que você memorize o conteúdo.

 

Os descansos também são importantes: quando o hipocampo entra em contato com muitas coisas novas em pouco tempo ele tende a filtrar essas informações e memorizar somente algumas. Evite estudar por horas seguidas e tire pausas de aproximadamente 30 minutos para descansar.

 

Durma!

Enquanto dormimos nosso cérebro, principalmente o hipocampo, consolida tudo o que foi aprendido ao longo do dia e registra essas memórias. Pessoas que não possuem sono de qualidade têm mais problemas de memória.

 

O nosso parceiro IOB Concursos, oferece cursos preparatórios para 1ª e 2ª fases com acesso à videoaulas, ministradas por professores renomados, simulados e palestras. Experimente grátis!

 

Deixe seu Comentário