Como podemos lidar com a ansiedade na hora de estudar

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Se preparar para uma prova e a ansiedade parecem andar juntos. Temos que encarar todos os tipos de emoções e somos forçados a encarar um ritmo frenético.

 

Se você se identifica com o perfil acima, é necessário pensar no seu bem estar, porque relaxamento e o descanso são necessidades biológicas de seu organismo. Portanto, é necessário levar o assunto a sério.

 

Não se sinta sozinho, pesquisas apontam que, neste momento, uma em cada quatro pessoas está com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido e as mãos suando. Dependendo do grau, esse transtorno pode tirar o sono, deixar mais predisposto a sofrer de enfermidades, deixar a pessoa incapacidade de fazer atividades, inclusive, focar no trabalho e nos estudos.

 

Existe uma explicação biológica para a ansiedade: quando nossos ancestrais estavam diante de ameaças, como possibilidade de ataque ou morte por condições climáticas, preocupar-se com os eventos mantinha o corpo em alerta. Esse comportamento ficou gravado em nosso cérebro e, hoje, quando estamos em situações inesperadas, nossa mente interpreta como um risco.

 

É claro que existem diferentes níveis de ansiedade, desde o mais simples, até o mais complicado, podendo, até mesmo, provocar distúrbios e síndromes.

 

Uma boa maneira de evitar a ansiedade é organizar seu tempo, alternando estudo e relaxamento. Crie uma agenda diária de atividades, com horários e atividades, sem esquecer da alimentação e lazer. Dessa forma, terá um horário certo para resolver os problemas, quando estiver descansando, coloque na cabeça que aquele momento é de relaxamento e evite pensar nas obrigações e problemas.

 

Outra solução são atividades físicas. Além de serem importantes para a saúde, são uma boa maneira de controlar o nível de estresse. É necessário fazer outras atividades além de mentais para não sobrecarregar nosso cérebro. Exercícios físicos aliados com sono e boa alimentação beneficia nossa concentração, foco e estimula o bom-humor.

 

Lembre-se não cortar a relação com amigos e familiares, muitas vezes, conversar sobre um problema, desabafar podem aliviar o problema.

 

No dia da prova

Algumas pessoas não experimentam a ansiedade até o tão esperado dia da prova, portanto, é necessário se prevenir para não deixar o problema atrapalhar sua concentração nesse dia importante. Evite atividades que aumentam nervosismo na véspera do vestibular e durma cedo no dia anterior para garantir uma boa noite de sono.

 

Verifique o local em que a prova se aplicada, se não conhece o local, procure na internet ou em mapas e tende fazer uma rota ou visitar o local com antecedência. Nunca saia de casa em cima da hora, programe-se para não encontrar caso ocorra imprevistos no trajeto.

 

Afaste-se de pessoas que aumentam sua ansiedade com cobranças e brincadeiras. Relaxe e coloque na cabeça que não passar na prova não será o fim do mundo, sempre haverá outras oportunidades. Tenha em mente que se seu quadro de ansiedade não melhorar e continuar a afetar sua saúde, procure um especialista. Somente ele poderá determinar o tratamento mais adequado ao seu problema.

 

 

 

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