Como estudar para XXII Exame da OAB

Como se preparar para o XXII Exame de Ordem – Prova da OAB

Como se preparar para o XXII Exame de Ordem – Prova da OAB
4.67 (93.33%) 3 votes

O ano mal começou e já temos que nos preparar para o XXII Exame de Ordem, o próximo ciclo de provas da OAB. De acordo com o calendário, as datas são:

31/01 – Publicação do Edital

02/04 – 1ª fase da XXII Prova da OAB

28/05 – 2ª fase da XXII Prova da OAB

Veja aqui o Calendário Completo do Exame da OAB 2017

Ou seja, os candidatos têm somente três meses até a realização da primeira fase. Por isso, é importante começar a estudar antes mesmo da publicação do edital.

Quem pode realizar a XXII Prova da OAB?

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharéis em Direito formados em instituições regularmente credenciadas.

Normalmente, podem realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que estejam matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito. (Confirmação após a publicação do edital)

Como é a escolha da área para a 2ª fase da OAB?

Durante a inscrição, que deve ocorrer em fevereiro, é importante que você já tenha em mente qual área irá prestar a 2ª fase do Exame (prova prático-profissional).

Sabemos que, nesse primeiro momento, seu foco deve ser a 1ª fase, porém, analise qual a sua área de interesse na segunda fase.

As áreas a serem escolhidas são:

– Direito Administrativo

– Direito Civil

– Direito Constitucional

– Direito do Trabalho

– Direito Empresarial

– Direito Penal

– Direito Tributário

Nesta postagem, ensinamos como escolher a área para a segunda fase da prova da OAB, confira.

Índices de Aprovação

É muito importante estudar para a prova da OAB, pois a taxa de aprovação do último Exame foi de apenas 22%, leia aqui.

O resultado desses números envolvem vários fatores. Entre eles está a gama de disciplinas cobradas.

Na primeira fase, serão cobradas 17 disciplinas em 80 questões. Ou seja, tudo o que foi visto durante os 5 anos de faculdade serão colocados em teste. As questões possuem nível de dificuldade mediano, por outro lado, a quantidade de disciplina implica um enorme conteúdo a ser estudado.

O perfil de cobrança da banca, a FGV, é muito peculiar. As questões, normalmente, exploram assuntos em voga no meio jurídico e elabora casos práticos, o que exige um preparo que vai além, mas também é preciso resolver as questões propostas pela OAB.

Como ser aprovado no XXII Exame de Ordem?

Estude proporcionalmente

Sabemos que algumas disciplinas são mais cobradas que outras. Portanto, você deve estudar proporcionalmente, em outras palavras, por mais que você goste de Direitos Humanos ou de Direito Tributário, você deve priorizar, na sua preparação, matérias com a proporção maior de questões, como Código de Ética e Estatuto da OAB, Direito Constitucional e Direito Civil.

Claro, não temos como saber ao certo quantas questões serão feitas de cada disciplina, por isso, é sempre bom analisar as provas anteriores e analisar estatisticamente a proporção.

Segundo o histórico de provas, as disciplinas mais cobradas na prova da OAB são:

Código de Ética e Estatuto da OAB-10 questões

Direto Constitucional – 7 questões