Decoreba é coisa do passado, a moda agora é focar no aprendizado

/ 0 Comentários / 316 Visualizações /

Avalie esse post

Você já decorou a matéria inteira, mas quando começou a prova esqueceu tudo? Quem nunca, né?! Isso acontece porque quando você apenas decora o conteúdo, não está de fato aprendendo. Essa prática tende a resultar no esquecimento, muitas vezes no meio da prova, motivado pelo nervosismo.

 

Quando o candidato está sob pressão, fica mais difícil lembrar das informações armazenadas na chamada “memória curta”. A solução para esse problema é manter o foco no aprendizado e deixar a decoreba lá no passado, nos tempos de escola.

 

1- Interprete a leitura 

Ler bastante é fundamental para um aprendizado sólido. Para realmente absorver o conteúdo, faça uma análise mais detalhada. Se tem alguma palavra que você não conhece, procure o significado. Ao final de cada página ou parágrafo, pare a leitura e produza um resumo mental de tudo que foi lido.

 

2- Teste-se 

Exercícios são obrigatórios para avaliar o que foi aprendido e o que precisa ser reforçado. Porém, não adianta resolver questões feitas por você mesmo. Procure por provas anteriores ou grupos de estudo. Além disso, note tudo o que achar necessário para otimizar a memorização dos conceitos.

 

3- Identifique resultados

Verifique qual método de estudo mostrou-se mais eficaz no seu aprendizado e realmente melhorou seu desempenho nos estudos. Por isso, é importante começar a se preparar o quanto antes, para conseguir reparar os erros e adaptar o melhor formato de aprendizado para você.

 

4 – Ensine os outros

Essa prática é a prova final e concreta de que você não decorou, mas sim aprendeu a matéria. Explique para si mesmo, para um grupo de estudo, amigos ou familiares. O importante é que você saiba explicar tudo o que aprendeu, sem hesitar. Se encontrar dificuldades em algum ponto, direcione seus estudos para esse assunto em específico. Essa atividade ainda te ajuda a exercitar a autoconfiança e controlar ansiedade.

 

 

Quando você aprende de verdade, fica tudo mais fácil. A informação faz parte de você por inteiro e você lembrará dela por muito mais tempo. Lembre-se: decorar é temporário, o aprendizado não tem limites. Bons estudos! 🙂

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *