Dicas científicas para ser aprovado no Exame da OAB

/ 0 Comentários / 1827 Visualizações /

Avalie esse post

Apenas estudar por muitas horas pode não ser suficiente para garantir a aprovação no Exame de Ordem. Afinal, o que importa não é a quantidade de horas, mas sim a qualidade do estudo. Para ter um estudo de alta qualidade, coloque em prática os passos abaixo, desenvolvidos a partir de pesquisas fundamentadas pela neurociência.

 

De acordo com esse ramo da ciência, o caminho para um excelente aprendizado passa por quatro etapas:

 

1) Contato

O contato nada mais é do que o contato real entre o estudante e o objeto de conhecimento, realizado por meio de aulas e livros. Sendo assim, nesse momento, o ideal é que o estudante escolha os melhores materiais, de acordo com o seu horário de estudos disponível e seu estilo de vida.

 

2) Compreensão

O segundo momento é caracterizado pela compreensão, um nível acima do primeiro contato. Um estudante que assiste a uma aula e anota tudo, sem prestar atenção, está preso somente ao contato e não atinge o nível da compreensão. Além da concentração, a compreensão ainda depende de diversos fatores físicos e mentais/emocionais, como descanso, alimentação e otimismo, por exemplo.

 

 

 

3) Prática

Essa etapa faz jus ao nome e engloba a transição entre o elemento teórico e o elemento concreto. Flash cards, resumos, grifos, post-its e anotações são ótimos exemplos para praticar a compreensão. Entretanto, o elemento mais poderoso é a resolução de provas anteriores e simulados. Ao resolver questões, o candidato aumenta consideravelmente as chances de aprovação, já que a fixação do conteúdo é muito mais eficaz, além de conhecer melhor a banca examinadora.

 

4) Novo contato

Por último, mas não menos importante, vem o novo contato, mais conhecido como revisão. Com o tempo e a grande quantidade de informação, é normal que algumas coisas percam espaço na memória. Assim, a revisão periódica do que foi aprendido se torna fundamental. A cada três meses, pelo menos, revise os temas estudados no mês anterior, para que o nível de retenção seja cada vez mais alto.

 

 

O seu método de estudo segue esses passos? Para começar com o pé direito e garantir que o seu CONTATO será o primeiro passo para a sua aprovação, conheça os cursos preparatórios do IOB Concursos para 1ª e 2ª fases. Utilize o código APROVADOS e garanta mais 15% de desconto!

 

 

 

 

Com informações de Como Passar na OAB

Deixe seu Comentário