Dicas importantes sobre a 2ª fase do XIV Exame de Ordem

Dicas especiais para a 2ª fase do XIV Exame de Ordem

Estamos a pouco mais de um mês para a aplicação da 2ª fase do XIV Exame de Ordem, no dia 14 de setembro. O momento de simplesmente marcar o “x” passou e agora a prova será baseada em redação e argumentação. Sendo assim, a preparação de qualidade é fundamental para ser aprovado.

A 2ª fase é composta pela redação de uma peça profissional, de acordo com a área jurídica escolhida no momento da inscrição, valendo 5 pontos, e pela resolução de quatro questões práticas, sob o formato de situações-problema, valendo até 1,25 pontos, cada uma.

A formação da Nota da Prova Prático-Profissional (NPPP) consiste na soma dos valores das notas obtidas nas questões e na redação, com resultado entre 0 e 10 pontos. Para ser aprovado, o candidato deve atingir pontuação final igual ou superior à 6.

Dessa forma, é essencial treinar incansavelmente a construção da redação e a forma de argumentar, além de dominar e estar atualizado quanto à língua portuguesa. Considerando o tempo de 5 horas para realização da prova, é aconselhável, durante os estudos, treinar a produção das peças escrevendo no papel e não no computador, visando melhor aproveitamento do tempo disponível.

No dia da prova será permitida a consulta em alguns materiais especificados no Edital de Abertura do XIV Exame de Ordem. Não deixe de se informar e providenciar tudo com antecedência, além de se familiarizar com o material no intuito de otimizar o tempo da prova.

A preparação para a 2ª fase pode parecer simples por concentrar os estudos somente em uma área jurídica escolhida pelo candidato, porém foco, disciplina e muitas horas de estudo são essenciais para conquistar a aprovação. Comece agora mesmo a se preparar para a última etapa desse desafio!