dicas oab

Dicas matadoras para se dar bem na primeira fase da OAB

Dicas matadoras para se dar bem na primeira fase da OAB
1 (20%) 1 vote

A primeira fase do 24º exame da Ordem dos Advogados do Brasil, acontecerá no próximo domingo, 19 de novembro, às 13h. O exame pode ser prestado por bacharéis e estudantes de direito nos últimos semestres da graduação e é obrigatório para o exercício da profissão.

O exame da primeira fase será composto por 80 questões objetivas, baseadas nas disciplinas obrigatórias dos cursos de direito e também conhecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Direito Ambiental e Direito Internacional.

Trata-se, portanto, de uma prova bastante abrangente que exige muito preparo e concentração do candidato. Por isso, vamos listar algumas dicas e estratégias que podem ajudar os futuros advogados a superar esse grande desafio.

1. Estatuto da Ordem e Código de Ética da OAB

Apesar da prova da primeira fase ser bastante abrangente, é importante que o estudante divida seus esforços estrategicamente. É preciso estudar todas as matérias dessa fase, mas, se atentar ao peso de algumas delas na prova.

Do total de questões da primeira fase do exame, doze delas são a respeito do estatuto da ordem e seu código de ética. Então, intensificar os estudos nesse conteúdo que é menos denso que o restante, pode ser uma boa estratégia.

1. Exames passados da OAB

Essa é uma ferramenta bastante importante que pode ajudar muito no desempenho do aluno. Utilizar provas passadas como ferramenta de estudo e fazer simulados, vai te ajudar a medir seus conhecimentos de forma prática.

No entanto, é importante se atentar que os exames da ordem nem sempre foram unificados. Então, prefira provas aplicadas depois de 2009 e, sempre que possível, escolha as mais atuais possíveis para acompanhar as mudanças recorrentes do direito.

1. Ler, reler e aplicar

Deixe de lado a preguiça, definitivamente. Um dos meios mais eficazes de absorver e fixar o conteúdo estudado, é lendo, relendo e aplicando tudo o que aprendeu em exercícios. Procure, sempre que possível, resolver o maior número de exercícios possível. Só assim você vai preparar seu cérebro e condicionar seu emocional para encarar o exame.

1. Atenção ao edital

O edital é o “manual de instruções” do seu exame. É através dele que você saberá dividir seus estudos, medir os esforços necessários para cada disciplina, o peso de cada uma delas na prova e todos os critérios para aprovação.

O edital é visto por muitos concurseiros de carreira como “a primeira fase” de qualquer concurso ou exame. A leitura e compreensão correta do edital vai ajudar o candidato a entender a prova e diferenciá-lo dos demais que “fazem por fazer” o exame.

1. Curso preparatório

Ter contato com professores especializados em preparar alunos para esse tipo de exame é, sem dúvida, uma ótima contribuição para o aprendizado. Seja um curso online ou presencial, estudar um conteúdo direcionado e especialmente preparado para o exame, é um diferencial importante na hora da prova.

Os cursos oferecem exercícios, simulados, plantão de dúvidas e orientadores realmente preparados para desenvolver seu potencial e ajudá-lo a superar as barreiras emocionais e técnicas do exame.

Além de todas essas estratégias, existem mais dicas práticas que podem ajudar na preparação.

• não deixe para se preparar a poucos meses da prova – monte seu plano de estudos com antecedência e dedique-se a ele todos os dias.
  • comece aos poucos e vá aumentando o tempo de estudo – condicione sua rotina aos poucos, para evitar se cansar logo no começo.
  • não esqueça do lazer e do descanso – é importante ter um tempo de pausa durante a maratona de estudos, tirar um dia da semana para isso pode ser o suficiente.

Essas dicas e estratégias são válidas para toda a sua preparação. São métodos que podem ajudar a melhorar o desempenho nos estudos e assim aumentar as chances de ser aprovado. Porém, é preciso pensar também na preparação para o dia da prova. Não se esqueça de:

• descansar no dia anterior
  • dormir bem
  • fazer uma refeição leve
  • chegar pontualmente
  • priorizar as questões que sabe
  • atentar-se ao tempo
  • atentar-se ao preenchimento do caderno de respostas

Embora o exame da OAB seja extremamente importante para a carreira de qualquer advogado, é imprescindível que o candidato mantenha a calma durante a prova e evite aumentar a pressão que o exame já tem sobre ele. A pressão da família e dos amigos sempre vai existir, por isso, não dê mais peso ao exame.

Confie na sua preparação e na sua capacidade. Mantenha a calma e procure relaxar. Siga as dicas, confie em si mesmo e boa prova!