Dicas para decifrar os temas mais complexos do Direito

/ 0 Comentários / 512 Visualizações /

Avalie esse post

O Direito é conhecido pelos textos complexos e termos difíceis que exigem uma boa dose de conhecimento, análise e raciocínio. Para o estudante a principal pergunta é: como entender com facilidade esses temas complicados do Direito?

 

Com o intuito de facilitar a compreensão dos textos e decifrar as teorias mais complexas, o ideal é aprender a desenvolver estratégias inteligentes de raciocínio, que ajudem a processar as informações de maneira mais simples e rápida. Isso vale tanto para quem tem dificuldade, quanto para quem tem mais facilidade.

 

Veja, a seguir, algumas dicas simples, porém eficazes para melhorar a compreensão do Direito:

 

– Autoconfiança

Na maioria das vezes, a dificuldade do estudante não está em sua falta de capacidade, mas sim em sua falta de autoconfiança. Uma pesquisa feita por psicólogos russos, utilizando o método “Sugestopedia”, concluiu que um aluno mediano ao acreditar que é inteligente, apresenta bom raciocínio e boa memória, através de sugestões positivas, aumentando consideravelmente a capacidade de aprendizagem.

 

– Tenha a certeza de que entendeu o assunto anterior

Nunca avance para o assunto seguinte, sem antes ter a certeza de que aprendeu o anterior. Se necessário, leia novamente, esforce-se mais e dedique mais tempo à matéria.

 

– Invista em um bom material de estudo

O material de estudo exerce total influência na habilidade de raciocínio do estudante, tanto de forma positiva, quanto negativamente. Assim, invista em materiais, cursos preparatórios e livros de boa qualidade, com uma metodologia de ensino que se adeque às suas necessidades.

 

– Tenha interesse em entender

Para aprender de fato um conteúdo, é preciso ser curioso e entendê-lo profundamente. Portanto, procure o significado de termos ou palavras que você ainda não conhece. Desenvolver esse hábito permite que o estudante compreenda e faça a assimilação necessária para consolidar a sua aprendizagem.

 

– Vade Mecum e cia.

Decorar todos os códigos e leis demanda tempo e uma memória fotográfica incrível. Se você não possui nenhum dos dois, tenha sempre por perto livros de consulta, como um Vade Mecum atualizado, por exemplo. Reserve um investimento constante para livros de consulta e facilite a compreensão de assuntos mal explicados.

 

– Explore pontos de vista diferentes

Ter a visão de dois ou mais autores diferentes sobre o mesmo tema pode ajudá-lo a tirar dúvidas e ainda expandir a compreensão que já possui de um determinado assunto.

 

 

Depois dessas dicas, nada de entrar em pânico ao encarar um assunto difícil. Respire fundo e conquiste a sua aprovação no Exame de Ordem! Conheça o novo curso preparatório para OAB do IOB Concursos: Os temas que mais caem no Exame da OAB. Utilize o código APROVADOS e ganhe mais 15% de desconto no valor do site. Corre!

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *