Dicas para driblar o nervosismo durante a prova

A aprovação no Exame de Ordem é o único caminho que leva o bacharel em Direito à exercer a profissão de advogado. São incontáveis os casos de reprovação causados pelo pânico e nervosismo dos candidatos na hora da prova. Manter a calma e o foco pode fazer toda a diferença no seu resultado.

Para te ajudar nessa etapa decisiva da sua vida, selecionamos algumas dicas simples:

1 – Viva um dia de cada vez

Não fique sofrendo por antecipação! Estipule metas de estudo diárias com base no seu cronograma de disciplinas. Assim, você ficará menos nervoso, mais determinado a cumprir os prazos e conseguirá estudar todo o conteúdo para a prova.

2 – Tome cuidado com as distrações

Pequenas ou grandes mudanças na vida pessoal podem afetar negativamente o seu estado emocional. Portanto, mantenha um estilo de vida constante e evite distrações dispensáveis, como aquela fofoca no grupo de amigos do WhatsApp. Depois da prova, você terá todo o tempo do mundo para isso.

3 – Tente diferentes métodos de estudo

Passar por diferentes métodos de estudo pode te fazer ganhar mais confiança, além de identificar qual deles apresenta o melhor resultado para você. Utilizar diferentes meios de aprendizagem garante maior segurança ao candidato o que resulta em menos nervosismo.

4 – Pressão de familiares e amigos

Deixe claro para familiares e amigos que, neste momento, pressão e cobrança não vão te ajudar em nada. Pelo contrário, só servirão para atrapalhar. O importante agora é ter apoio e motivação de pessoas próximas, independentemente de qualquer resultado.

5 – Faça exercícios físicos

Yoga, caminhada, academia, zumba ou até mesmo o Xbox Fitness. Vale tudo! O importante é que você se sinta mais relaxado no momento da realização da prova. A atividade física é capaz de “esvaziar” a mente e te deixar mais disposto bem humorado.

6 – Chegue com antecedência

Na véspera do Exame, separe todos os materiais que você irá precisar, visite o local da prova, defina seu transporte e calcule quanto o tempo de percurso com folga, considerando trânsito e imprevisto. No dia da prova, chegue com pelo menos 1h de antecedência para localizar a sua sala e não correr riscos.

7 – Leve comida e água

Fica muito mais difícil pensar com fome, não é? Durante a prova é essencial que você coma, para ter um momento de relaxamento e continuar concentrado na prova. Aposte nas frutas, barrinhas de cereal e lanches naturais.

Com informações de Universia Brasil