Dicas para evitar distrações durante os estudos

/ 0 Comentários / 1500 Visualizações /

Avalie esse post

Em um mundo cheio de informações, atualizações de redes sociais, e notícias a todo momento, a maior parte dessas distrações somos nós mesmos que fazemos e, dessa forma, fica difícil distanciar esses hábitos e focar nos estudos.

 

Pensando nisso, nós separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a estudar por conta própria:

 

Necessidades Básicas

Primeiramente, para manter o foco é necessário que todas as necessidades básicas como fome, sede, sono, frio ou calor estejam supridas. Portanto, programe seus estudos em horários em que sabe que essas necessidades não irão te atrapalhar, além de providenciar um bom ambiente. Caso surja um imprevisto, resolva a situação para, só então, voltar à suas atividades.

 

Calendário
Às vezes, fica difícil manter os estudos, porque não conseguimos dizer ao nosso cérebro quais são nossas prioridades.  Para evitar que pensamentos sobre outras preocupações lhe atrapalhe, uma dica é montar um calendário. Coloque as tarefas que tem pra realizar durante o dia e os horários estabelecidos. Você pode separar as matérias durante os dias para evitar que os temas se misturem em sua cabeça. Outra dica é separar mais tempo para os temas que tem mais dificuldade, além disso, não esqueça os intervalos para não se sobrecarregar. Respeitando os horários, dificilmente sua atenção será tragada por outras preocupações.

 

Dinamismo
Os pensamentos alheios, geralmente, ganham vida quando estamos no meio da monotonia. É parecido quando estamos em uma conversa chata e, de repente, nos pegamos pensando lá longe. O mesmo funciona com os estudos. Se transformarmos nossa rotina de estudos em uma monotonia, em pouco tempo, estaremos frustrados e não controlaremos nossos pensamentos. A solução é deixar a atividade mais ativa e dinâmica. Procure ler em voz alta, explicar para si mesmo o que entendeu, faça resumos e exercícios. Cursos online que tenham vídeos explicativos com professores dinâmicos e o suporte necessário são, acima de tudo, fundamentais para não cair no marasmo.

 

Fique Sozinho

Um dos maiores vilões do nosso estudo pode ser a companhia de outras pessoas, não somente presencial, mas as que estão de alguma forma “online”. Deixe seus amigos e familiares cientes que naquele horário está ocupado e não seja flexível. Uma boa solução é deixar o celular em “modo avião”, dessa forma, irá evitar que os famosos “pop-ups” do smartphone tire sua concentração.

 

No início, as pessoas agitadas podem achar estranho se concentrar em uma única atividade, sendo assim, é importante respeitar seus horários. Lembre-se que estudar sozinho te dá flexibilidade e conforto, basta ter disciplina e foco.

 

Os cursos preparatórios são ótimos para obter a melhor preparação com o auxílio de corpo docente qualificado e orientadores de aprendizagem prontos para tirar suas dúvidas. O nosso parceiro, IOB Concursos Marcato, oferece tudo isso com preços acessíveis e ainda com a possibilidade de estudar gratuitamente por 30 dias.

Deixe seu Comentário