Dicas para exercitar a memória

Como qualquer parte de nosso corpo, nosso cérebro também precisa de exercícios para continuar forte e aumentar sua capacidade. Acontece que nosso cérebro não é fixo como uma pedra, ele é moldável, realizando novas confecções todos os dias enquanto realizamos nossas tarefas do dia a dia. Entretanto, quando não desafiamos seu funcionamento, ele tende a enfraquecer por falta de estímulos e treiná-lo é justamente isso: desafiar nossa mente todos os dias.

Toda vez que absorvemos uma nova informação, nosso cérebro é ativado e fortalece as ligações entre as células (neurônios). Nesse processo, aumentam a formação da base de nossa memória. A falta de memória pode ocorrer porque não procuramos o novo em nossas vidas.

Se você é do tipo que, frequentemente, esquece onde colocou as chaves, daquele compromisso importante, o aniversário do amigo ou, até mesmo, coisas simples, é bom ficar ligado e começar a exercitar sua mente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas quem podem ajudá-lo:

– Relate: escreva um texto contando os acontecimentos de fatos com detalhes. Espera uma semana e reescreva o texto, logo após, compare os dois e verifique as diferenças. Repita o exercício até diminuir os erros.

– Velocidade: faça exercícios simples, como pensar nos dias da semana de trás para frente. Repita até dominar por completo. Pode variar colocando-os em ordem alfabética, meses do ano e etc.

– Ambiente: observe seu ambiente, tente memorizar os objetos. Feche os olhos e tente ordenar os objetos em sua cabeça, por ordem alfabética. Pense quais desses objetos caberiam em seu bolso e os que não caberiam.

– Jogos: são perfeitos para exercitar o cérebro. Faça palavras cruzadas, jogos de memórias, xadrez ou, até mesmo, jogos eletrônicos.

– Música: procure músicas novas que nunca ouviu e tente decorar suas letras. Além disso, pode tentar lembrar de músicas antigas de sua infância e adolescência.

– Outro lado: tente executar algumas atividades simples com o lado do corpo que normalmente não usa. Por exemplo, se for destro, tente utilizar a mão esquerda para executar atividades.

– Exercícios físicos: atividades aeróbicos como corrida, ciclismo, caminhadas, natação e dança são ótimos exercícios para estimular o crescimento de novos neurônios, em especial, a parte do hipocampo, que é responsável pela formação de novas memórias.

– Fotos: olhe fotos antigas e tente lembrar do nome das pessoas, os fatos e acontecimentos.

– Arte: nada melhor que estimular nossa memória e criatividade que praticar alguma atividade artística como pinturas, desenhos, poesias, estórias, piadas. Leia jornais, revistas, livros.

– Agenda: anote todos seus compromissos em uma agenda. Ela vai te ajudar a lembrar de fatos importantes.

O exercício mental podem ser realizados todos os dias e em qualquer lugar. Você pode praticá-los enquanto espera em uma fila ou antes de dormir. Os benefícios irão refletir em seus estudos, pois com uma memória afiada lembrará de forma mais fácil as informações na hora de realizar uma prova difícil.