segunda fase da oab

Dicas para fazer uma boa prova na segunda fase da OAB

Depois de todo o estudo, é muito importante estar preparado para fazer a segunda fase da OAB. Diferente da 1ª fase, nessa etapa o candidato deve responder questões objetivas que medem o raciocínio e o conhecimento do futuro advogado. Além da elaboração de uma peça profissional.

Portanto, o foco e a concentração, dessa vez, devem ser diferentes. Abaixo, alguns pontos que você precisa observar para fazer uma boa prova:

1 – Sempre que possível, comece pela peça prático-profissional, pois ela vale mais pontos e você precisa aproveitar sua disposição para desenvolvê-la. Mas cuidado com o tempo, lembre-se que ainda terá que resolver as questões dissertativas.

2 – O rascunho deve ser feito para ajudar a listar as suas ideias como um esboço para não esquecer a ordem que as coisas devem ser escritas. Mas cuidado para não perder muito tempo com o rascunho, e não conseguir tempo para responder corretamente as questões.

3 – Entenda o material que estará a sua disposição durante a prova. Lembre-se que, no momento da prova, não terá muito tempo para procurar cada item. Caso esteja com dificuldade de encontrar o que precisa, deixe essa questão por último e resolva com o tempo restante.

4 – Atenção à escrita. Por conta do excesso do uso de computadores e smartphones, estamos acostumados com o corretor automático, por isso, preste atenção na sua escrita que deve estar de acordo com as normas gramaticais, além de grafia correta das palavras. Cuidado com os vícios de linguagem.

5 – A caligrafia também é muito importante. Afinal, de nada adiantará responder corretamente a questão se o avaliador não conseguir ler sua prova. Para melhorar a escrita, você deve praticar e prestar atenção enquanto escreve.

6 – Cuidado com a cópia, colocar somente o instituto ou o dispositivo legal não basta. Você precisa demonstrar que sabe do que se trata. Ou seja, explique também com suas próprias palavras.

7 – Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: siga a ordem das questões do caderno de provas. No espaço reservado para a resposta da questão 1, responda a questão 1, e assim por diante. Lembre-se também de não responder nenhuma questão nas páginas destinadas à redação da peça.