memoria prova

Dicas para lembrar de todo o conteúdo durante a prova

/ 0 Comentários / 2898 Visualizações /

Avalie esse post

Nem sempre o tempo de estudo está relacionado com o desempenho na prova. Acontece que, durante o exame, muitos estudantes acabam esquecendo o conteúdo, ou seja, aquele famoso “branco”.

Isso pode acontecer por muitos fatores, como não estudar corretamente ou o nervosismo do momento. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar a não esquecer do conteúdo na hora da prova, confira:

 

1 – Estude devagar

Não tenha pressa na hora de estudar. Alguns estudantes estudam um grande volume de conteúdo, porém, não absorvem o conteúdo corretamente. Tenha paciência, estude com calma e só avance quando perceber que entendeu o conteúdo e consegue lembrar facilmente assim que for preciso.

 

2 – Organização

Seja organizado nos seus estudos. Dessa forma, você poderá progredir de forma correta sem atropelar nenhuma informação. É verdade que cada pessoa possui um jeito diferente de estudar, portanto, identifique qual a melhor forma para você.

 

3 – Repetição

Memorizamos melhor as informações que usamos diversas vezes, ou seja, pelo hábito da repetição. Portanto, não adianta estudar o conteúdo somente uma vez e achar que está preparado para a prova.

Tenha contato diário com as informações e faça revisões com frequência. Tente resolver exercícios e questões de assuntos que já estudou há algum tempo, pois, assim avaliará se está conseguindo se lembrar corretamente.

 

4 – Use imagens

A nossa memória busca muitas formas de lembrar de um assunto. Por isso, tente focar em imagens e ilustrações que possam ter durante o texto. Associando uma imagem com o conteúdo garantirá uma memorização mais eficiente.

 

5 – Descanse

É muito comum os estudantes ignorarem o descanso enquanto se preparam para uma prova. Porém, essa é uma parte fundamental do aprendizado.

Acontece que é durante nosso sono que as informações são gravadas em nossa memória. Por isso, durma a quantidade necessária para ficar disposto e garantir um bom funcionamento do cérebro no dia seguinte.

Deixe seu Comentário