Dicas para melhorar seu ambiente de estudos

Todo mundo sabe que a preparação para o Exame de Ordem da OAB, consome muitas horas de estudo para alcançar a aprovação. Com a finalidade de aumentar o desempenho e motivar a dedicação, é imprescindível dispor de alguns cuidados com o ambiente de estudos. Verifique os itens que merecem atenção especial.

Conforto
A começar pela cadeira que deve ser confortável e ergonômica, com encosto firme e apoio para a região lombar. Os pés devem estar apoiados no chão e os antebraços alinhados com a altura da mesa. Fique atento à postura a fim de evitar lesões e dores na coluna. Evite estudar deitado na cama ou no sofá para não induzir à falta de concentração e sono.

Iluminação
Um ambiente de leitura mal iluminado provoca maior esforço e cansaço. Nesse caso, a iluminação natural é a mais indicada, porém durante a noite invista em uma luminária na mesa de estudo, e mantenha o foco de luz voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos, além de posicioná-la do lado oposto à mão de escrita. A “cor” da luz também deve ser considerada: lâmpadas que emitem luz branco azulada (frias) são estimulantes.

Livros
Experimente colocar o material de leitura ligeiramente inclinado, utilizando um apoio próprio para livros. Essa pequena mudança, proporciona maior conforto e reduz as dores no pescoço e nas costas após muitas horas de estudo.Uma dica válida é acompanhar a leitura com uma régua, pois ajuda a manter a concentração, reduz o esforço e ainda evita que o candidato “se perca” nas linhas.

Silêncio
Prefira ambientes silenciosos e com o mínimo de interferências externas possíveis, como bibliotecas, por exemplo. No entanto, tente exercitar, aos poucos, a técnica de se concentrar em qualquer lugar. Essa prática poderá ser útil no dia da prova, onde pode ocorrer distração por conta de ruídos externos e ações de outros candidatos.

Organização
Mantenha o material de estudo sempre organizado e, de preferência, separado por disciplina para facilitar o acesso na hora de estudar e evitar desvios desnecessários. Não se esqueça de manter o ambiente sempre limpo e higienizado.
Essas dicas buscam motivar o momento de estudo, tornando-o mais prazeroso e agradável. Se não houver a possibilidade de aplicar todas as dicas, use a criatividade, personalize e aposte no que melhor se adaptar ao seu estilo de vida. O que não vale é desistir!

Com informações de: G1