Dicas para melhorar seus estudos durante a noite

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Muitos estudantes escolhem o período da noite pra se dedicar aos estudos, seja para conciliar com trabalho ou mesmo por rendimento. Algumas pessoas costumam produzir mais durante o período noturno, por conta da falta de distrações. Seja qual for seu motivo, separamos algumas dicas para que você possa tirar o melhor proveito dos estudos noturnos.

 

Antes de tudo, é importante que você conheça seus limites. Se você é daqueles que toma muito café ou acumula muitas horas sem dormir, talvez seja a hora de rever seus hábitos e horários. Afinal, estudos comprovam que a exaustão pode levar o cérebro a parar de produzir novas células, o que pode prejudicar a absorção do conteúdo.

 

Além disso, quando falta planejamento e nos privamos do sono podem aparecer outros problemas, como o estresse, falta de memória e de concentração. Acontece que, quando ficamos horas sem dormir, nosso organismo reage elevando os níveis de corticosterona, hormônio do estresse.

 

Apesar de tudo, sabemos que estudar até altas horas da noite é uma constante na vida dos estudantes de Direito. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para você melhorar seus estudos noturnos:

 

– Dormir

Como dissemos, o ideal é dormir, pelo menos, 6 horas por dia. Tente respeitar essa quantidade de horas sempre que possível, mesmo que tenha que compensá-las durante o dia. Quando terminar de estudar, procure fazer alguma atividade relaxante, como ouvir uma música tranquila. É importante “desligar os pensamentos” para minimizar a ansiedade e dormir rapidamente.

 

– Estimulantes

Evite ingerir bebidas estimulantes, como café ou energéticos, no período noturno. Se for ficar estudando até mais tarde, prefira consumi-los, sempre com moderação, no período da tarde, para que o efeito não se prolongue até a hora de dormir. Para desacelerar, tome por um chá calmante cerca de 30 minutos antes de dormir.

 

– Exercícios físicos

Praticamente todo mundo sabe sobre os benefícios dos exercícios físicos, porém, dificilmente incluímos essa atividade em nosso cotidiano. Atividades físicas ajudam o funcionamento do nosso organismo e aumentam a disposição. Procure manter uma vida saudável para que as maratonas noturnas de estudo não prejudiquem a sua saúde. Apenas evite praticar exercícios físicos antes de dormir para não atrapalhar seu sono.

 

 

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