Dicas para os últimos dias antes da prova: Controle emocional

O controle emocional é fator decisivo na conquista da sua aprovação na OAB, conforme já mencionamos em nosso artigo sobre “Qual a influência do controle emocional nos estudos?”. Entretanto, com a proximidade do dia da prova e a pressão colocada sob o candidato, essa pode ser uma tarefa difícil.

O ideal é se conscientizar de que o nervosismo e a ansiedade são seus maiores inimigos e podem exercer uma grande influência negativa durante a prova. É muito comum ouvir relatos de candidatos que sabiam toda a matéria e tiveram ótimos resultados nos simulados antes do Exame, porém não conseguiram a aprovação. Portanto, a ordem é relaxar e manter a calma.

Nesses dias que antecedem a prova, procure canalizar a ansiedade através da prática de exercícios físicos e respeite os horários de sono. Além disso, tenha em mente que você se preparou adequadamente e pense positivo. Não deixe que a cobrança de amigos e familiares te prejudique.

Especificamente no dia anterior à prova, tenha uma boa noite de sono e em hipótese alguma tente estudar todo o conteúdo de uma só vez. Se achar necessário, faça uma breve revisão dos principais assuntos exigidos no certame.

A 1ª fase do XIV Exame de Ordem da OAB será aplicada neste domingo, 03 de agosto, em todo território nacional. A prova conta com 80 questões objetivas e a aprovação garante que o candidato avance para a 2ª fase.

Confira mais dicas sobre controle emocional aqui.