Dicas para ter uma boa noite de sono

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Dormir menos de 6 horas por dia pode afetar drasticamente sua produtividade durante o dia, além de disso, cientistas comprovaram que dormir pouco aumente suas chances de ter doenças cardíacas e obesidade. Um estudo comprovou que voluntários que dormiram apenas 6 horas de sono por dia, durante um prazo de 14 dias seguidores tiveram suas funções básicas tão prejudicadas quanto uma pessoa embriagada.

 

Dormir bem melhora nosso humor, produtividade e a capacidade de aprender, se concentrar e memorização. Por isso, para ter dias produtivos de estudo é necessário ter uma boa noite de sono para renovar as energias. Além disso, é quando estamos dormindo que os cérebro fixa as informações em nossa memória.

 

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas simples para dormir bem que podem mudar seu cotidiano:

 

Registre
Assim como uma dieta, é necessário nos policiar para analisar quantas horas de sono estamos tendo por dia. Uma boa dica é manter um diário e ir registrando as informações como humor, hábitos antes de dormir, qualidade de sono, quantas horas dormiu e seu nível de energia ao acordar. Dessa forma, poderá analisar os padrões de seu comportamento, suas tendências e o que te faz descansar melhor e usar isso ao seu favor.

 

Distrações
Muitas vezes dormimos tarde porque nos distraímos com eletrônicos ou smartphones. É necessário respeitar o seu local de descanso, por isso, não use a cama nem o quarto para nada que não seja dormir. Transforme-o em u santuário precioso de descanso. Desligue os eletrônicos, coloque roupas confortáveis. Deixe o celular longe da cama, preferencialmente, no silencioso. Isso evitará que “notificações” tire seu sono e comprometa seu descanso.

 

Fuja das sonecas

Se você tem problemas em dormir no horário certo, fuja das sonecas. Se notar que o sono está vindo em horários errados, levante, acorde e comece a fazer alguma atividade. Assim se privara forçadamente de sono, cansando o corpo para fazê-lo dormir no horário certo.

 

Alimentação
Evite o consumo de alimentos estimulantes como Coca-Cola, café, chá preto, guaraná ou açaí a partir das 18h. Prefira bebidas que favoreçam o sono como leite morno ou vinho tinto.

 

Mente vazia

Muitas pessoas costumam perder o sono por excesso de pensamentos durante a noite e ficam se revirando na cama. Esse problema está ligado à ansiedade. A melhor solução para esse problema é esvazie a cabeça com práticas de meditação.

 

Exercícios

A atividade física melhora o padrão de sono. Pratique pelo menos 30 minutos de exercícios diários. Pode ser caminhada, jogging, natação, bicicleta ou a pratica de algum esporte pelo menos 3 vezes por semana. Com isso ficará relaxado, tanto fisicamente, quanto mentalmente. Lembre-se que devem ser feitos, pelo menos, 3 horas antes de dormir.

 

Médico
Se nenhuma dessas dicas surtir efeito e, ainda assim, a insônia permanecer, procure a ajuda de um profissional. Privação de sono é um dos hábitos corriqueiros mais prejudiciais a nossa saúde. Sendo assim, um profissional qualificado pode investigar melhor seu problema e propor soluções medicinais para o problema.

 

 

 

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